Ensino híbrido: limites e possibilidades para o ensino de geografia - memórias e relatos docentes

Autores

  • Aline Silva Buter Gandra Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Licenciada em Geografia e Especialista em Educação Ambiental http://orcid.org/0000-0001-5410-6925
  • Vilmar José Borges Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória http://orcid.org/0000-0002-0846-0621

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5018

Palavras-chave:

Ensino Híbrido. Metodologias Ativas. Ensino de Geografia

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir os desafios encontrados nas práticas voltadas para o ensino híbrido na disciplina de Geografia em escolas públicas estaduais de Educação Básica no município de Serra – ES. Para tanto, apoiados na metodologia de pesquisa da História Oral Temática (BOM MEIHY, 1996), tomamos narrativas de duas professoras, no intuito de desvelar as perspectivas, limites e possibilidades de utilização desta metodologia. Procuramos entre os autores Moran (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) e Prensky (2010) contribuições teóricas para subsidiar nossas reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido como alternativa metodológica para o processo ensino-aprendizagem de Geografia. A pesquisa sinaliza que o ensino híbrido abre múltiplas possibilidades de trabalhar com as metodologias ativas, colocando o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Aline Silva Buter Gandra, Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Licenciada em Geografia e Especialista em Educação Ambiental

Licenciada em Geografia, Especialista em Educação Ambiental, Mestranda em Educação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profisisonal em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo). Professora Efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo.

Vilmar José Borges, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Licenciado em Geografia, especialista em Planejamento Educação, Mestre em Educação e Doutor em Educação Escolar.

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Publicado

29/08/2020

Como Citar

GANDRA, A. S. B.; BORGES, V. J. Ensino híbrido: limites e possibilidades para o ensino de geografia - memórias e relatos docentes. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 553–578, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5018. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5018. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos