Sala de aula invertida: um estudo de caso em um curso de Sistemas de Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5022

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida. Estudo de Caso. Videoaulas.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre a aplicação da metodologia da Sala de Aula Invertida em diferentes disciplinas de um curso presencial de Bacharelado em Sistemas de Informação, da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen – RS. O objetivo principal do estudo de caso foi o de identificar como a metodologia da Sala de Aula Invertida pode contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem, a partir das impressões dos alunos. O estudo de caso foi realizado em três disciplinas, de diferentes semestres (primeiro, quinto e sexto), no ano de 2019. Para realizar o estudo de caso foram criadas videoaulas, que deveriam ser assistidas pelos alunos antes das aulas presenciais. Além de assistir às videoaulas, os alunos deviam fazer anotações, apontando dúvidas, conteúdos compreendidos e uma pergunta para ser discutida na aula presencial. Os alunos também responderam a um instrumento, que foi utilizado no estudo de caso para coletar as impressões dos mesmos sobre a sala de aula invertida. Os resultados apontam que a maioria dos alunos considerou a metodologia instigante, favorecendo os processos de ensino e de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Sidnei Renato Silveira, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Frederico Westphalen

Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - RS

Fábio José Parreira, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Frederico Westphalen

Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - RS

Guilherme Bernardino de Cunha, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Frederico Westphalen

Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - RS

Nara Martini Bigolin, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Frederico Westphalen

Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - RS

Cristiano Bertolini, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Frederico Westphalen

Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen - RS

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Publicado

28/01/2021

Como Citar

SILVEIRA, S. R.; PARREIRA, F. J.; CUNHA, G. B. de; BIGOLIN, N. M.; BERTOLINI, C. Sala de aula invertida: um estudo de caso em um curso de Sistemas de Informação. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–21, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.5022. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5022. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos