SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5042

Palavras-chave:

Saberes docentes, Esquemas profissionais, Produção coletiva de textos

Resumo

O artigo analisou a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Recife, investigando seus saberes docentes e os esquemas profissionais adotados por ela em situações de produção coletiva de textos na escola. A coleta de dados se deu por meio de questionário referente a formação profissional da professora e seus saberes, observação e videogravação de duas aulas de produção coletiva de textos, e entrevista clínica com o intuito de ouvir suas impressões e explicações sobre as ações, nos permitindo identificar os esquemas profissionais que ela utilizava nessas situações de produção coletiva de textos. A análise dos dados revelou que a docente possuía diversos esquemas profissionais construídos por ela ao longo de sua prática profissional, mas também observamos outros esquemas profissionais advindos de experiências de outros professores e de sua própria formação inicial e continuada. O longo tempo de atuação docente demonstrou garantir a constituição de saberes experienciais que lhe permitiram criar esquemas de ação, facilitando o desenvolvimento de situações de ensino e aprendizagem bem sucedidas.

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Biografia do Autor

Vinicius Martins Varella, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutor em Educação pela UFPE (2017). Mestre em Educação pela UFPE (2013) na área de Educação e Linguagem. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela UFF/RJ (2012) e Gestão Escolar pela Universidade Gama Filho (2008), graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Simonsen/RJ (1999), licenciatura em Matemática pela universidade Castelo Branco UCB/RJ (2006). Tutor da EaD no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa (2014/2015) na UFPB pela UAB. Professor Bolsista em disciplina de Licenciatura à Distância em Letras Virtual da UFPB (desde 2010). Professor Formador em Educação do Campo do subprojeto do PNAIC/MEC (UFPE/Caruaru, 2015). Avaliador de banca de seleção de professores na UNIPÊ (2015-2016). Avaliador de banca de pós-graduação pelo Senac (2016). Pesquisador do PROBEX/UFPB (2010) na área de Letramento e Gênero Textual. Cursou disciplina de Fórum de Pesquisa no Mestrado em Educação UERJ/2008. Tem experiência na área de Educação, Formação Docente, Letramento, Produção Textual e Gêneros discursivos no ensino, Educação do Campo, Metodologia de ensino e do trabalho científico. Para entrar em contato ligar para (083) 98824-9188 ou pelo e-mail vinicius.varella@uol.com.br.

Thais Thalyta Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professora EBTT na Universidade Federal da Paraíba. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), Mestrado em Educação do PPGE-UFPE (2013), na linha de Educação e Linguagem, com a dissertação "Avaliação da alfabetização: um exame de diferentes edições da Provinha Brasil", e Doutorado em Educação pelo PPGE-UFPE (2018) na mesma linha , com a tese "O ensino da modalidade escrita da língua no final da Educação Infantil: concepções e práticas de docentes." Interessa-se por Educação e linguagem, Educação Infantil, Ensino-aprendizagem, Avaliação, Formação de professores e Fundamentos Psicológicos da Educação.

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Publicado

11/06/2023

Como Citar

VARELLA, V. M.; SILVA, T. T. SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–27, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.5042. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5042. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos