Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
Sobre
Contato
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Início
Atual
Acervo
Corpo Editorial
Avaliadores
2025
2024
2023
2022
2021
2020
Indexadores/Bases/Repositórios
Notícias
Registrar-se
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 10 (2023)
v. 10 (2023)
DOI:
https://doi.org/10.26568/educa.v10i
Publicado:
18/06/2023
Artigos Científicos
SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA
Vinicius Martins Varella, Thais Thalyta Silva
1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5042
A CIDADANIA PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO
Angel Albano Volpato, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5258
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: A RELAÇÃO DAS ESCOLAS PRIVADAS
Regeane Bransin Quetes, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5699
TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO: CORRELAÇÃO ENTRE IDADES E QUALIDADE DE MOTIVAÇÃO EM ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR
Filemon Tranche Pereira, Luciane Ghiraldello
1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5735
ATIVIDADES LÚDICAS E HABILIDADES SOCIAIS: AS POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DE CASA DE ACOLHIMENTO
Andréa Imbiriba da Silva, Irani Lauer Lallis
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5807
A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA NA INFÂNCIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O PAPEL DO ESPAÇO ESCOLAR
Elisabeth Rossetto, Willian dos Santos Satil
1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5819
REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM AUXÍLIO DAS TDIC: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Carlinho Viana de Sousa, Osmar Quim, Cássia Regina Tomanin
1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5826
CURRICULO, JUSTIÇA CURRICULAR E A SUA AÇÃO TRANSFORMADORA
Maria de Jesus Ferreira César de Albuquerque, Domingas Luciene Feitosa Sousa, Anderson Monteiro Andrade
1-16
PDF
FASES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE BONS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Leandro Barreto Dutra, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines
1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6040
“SEM MAIS REBULIÇOS”: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE
Elaine de Jesus Souza, Eugerbia Paula da Rocha, Elânia Franscisca da Silva
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6434
LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: ANÁLISE DE DISCURSO EM FOCO
Raquel Brum Sturza, Fernanda Monteiro Rigue, Gilberto Oliari
1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6459
PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PROTAGONISMO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE PEDAGOGAS
Camila Alves Negrão, Fernanda Rossi
1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6475
CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO
Jeferson Souza da Costa, Ludmila de Freitas, Ivanildo Amorim de Oliveira
1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6551
REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE
Fabrício Oliveira da Silva, Laiane Alencar Bastos
1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6590
MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL?
Daniel Oliveira Zacarias, Luccas Moraes Galli, João Gabriel Modesto
1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6593
ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
Daniel Cardoso Alves, Macilene Vilma Gonçalves Ribeiro
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7077
CONCEPÇÕES TEÓRICAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Mislane Santiago Coelho, Maria de Fátima Ferreira de Oliveira Rosilho, Wendell Fiori de Faria, Jacqueline Lidiane de Souza PRAIS
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7896
UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
João Vitor Gobis Verges, Rômulo Lima Silva de Góis, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra
1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7088
INGRESSO DE COTISTAS NEGRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Aparecida Luzia Alzira Zuin, André Luiz Pestana Carneiro
1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7122
A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
Aniele Domingas Pimentel Silva, Neliane Mota Rabelo, José Ricardo e Souza Mafra
1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7367
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA RONDONIENSE: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
Juracy Machado Pacifico, Diana Campos Fontes Arcanjo, Madma Laine Colares Gualberto
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7417
Dossiê Temático
APRESENTAÇÃO - DOSSIÊ TEMÁTICO: INTERCÂMBIO PEDAGÓGICO IBERO-AMERICANO
Jussara Santos Pimenta, Hélder Henriques, Amélia Marchão
1-5
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6941
A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E A PRESENÇA DE MONOGRAFIAS DE ESTUDANTES BRASILEIROS NA BIBLIOTECA DO CREFAL/MÉXICO (1952 - 1956)
Rony Rei do Nascimento Silva, Ana Clara Bortoleto Nery , Ilka Miglio Mesquita
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7230
EM PROL DE UMA POLÍTICA EDUCATIVA CONTINENTAL: A EDUCADORA ALBA CAÑIZARES DO NASCIMENTO EM VIAGEM AO URUGUAI E ARGENTINA
Ana Chrystina Venancio Mignot , Jacqueline de Albuquerque Varella
1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7378
DA ESPANHA PARA O BRASIL – 25 ANOS DE “A PRÁTICA EDUCATIVA – COMO ENSINAR” DE ANTONI ZABALA
Josélia Gomes Neves
1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7383
BERTHA LUTZ NA CONFERÊNCIA DE BALTIMORE E A ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE MULHERES
André Luiz Venancio Junior
1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7406
BRASIL: ILUMINISMO, INDEPENDÊNCIA E UTOPIA PEDAGÓGICA
Aires Antunes Diniz, Jussara Santos Pimenta
1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7380
REPERCUSSÕES DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UM RECORTE BRASIL/ARGENTINA
Renata Beatriz Zenere Poiski, Sonia Maria Ribeiro
1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5825
ITINERÁRIOS DE UM GESTOR PENITENCIÁRIO: AS VIAGENS DE VICTÓRIO CANEPPA (1952)
Daiane de Oliveira Tavares
1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7381
AS INFLUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO NO TRABALHO DO PROFESSOR BRASILEIRO
Fabio Stoffels, Wesley Luis Carvalhaes, Daniella Lopes de Souza Machado
1-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7357
Ensaios
SOFISTAS DAS REDES SOCIAIS: O DESAFIO POR UMA EDUCAÇÃO QUE ENSINE A PENSAR CRITICAMENTE
Eliseu Roque do Espírito Santo
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6104
CHAVES FUNDAMENTAIS PARA AVANÇAR EM CENTROS EDUCACIONAIS MAIS INCLUSIVOS: UM COMPROMISSO COM O MODELO DE COMUNIDADE
Leire Darretxe Urrutxi, María Álvarez-Rementería Álvarez, Igone Aróstegui Barandica
1-21
PDF (Espanhol)
Entrevistas
DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS
Ana Laura Salomão Pereira Fernandes, Julia Cavalcante Pietrobeli, Marli Lucia Tonatto Zibetti
01-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7477
Resenhas
DIÁLOGOS INCLUSIVOS: DESAFIOS, CURRÍCULOS E POLÍTICAS
Sirlane Freitas Lacerda, Fábio Viana Santos, Tábitta Caldas Lima Mangabeira
1-7
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6006
Relatos de Experiências
ESTUDANTE DE CANTO COM SINTOMAS DE INCÔMODO EMOCIONAL E FÍSICO AO OUVIR MÚSICA: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA MUSICAL À LUZ DA NEUROEDUCAÇÃO
Clara Natureza dos Santos Dourado, Viviane dos Santos Louro
1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5947
HISTÓRIA EM QUADRINHOS PRODUZIDA A PARTIR DA LEITURA EM ELEMENTOS HISTÓRICOS DE ROSALIND FRANKLIN
Angélica Maria de Gaspari, Rúbia Emmel
1-18
PDF
Template de Submissão e Tutoriais
Template de Submissão
Autorização para Publicação
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español
Português
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave