Sobre razão, utopia e educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5055

Palavras-chave:

Educação Matemática. Habermas. Democracia.

Resumo

Diante da barbárie político-partidária e governamental que temos presenciado no cenário nacional brasileiro, recorremos ao pensamento filosófico de Jürgen Habermas para subsidiar possíveis reflexões a respeito. Assim o sendo, este ensaio propõe apresentar alguns elementos teóricos do referido filosofo e sociólogo alemão, principalmente dos artigos “Para o uso pragmático, ético e moral da razão prática” (1989) e “A nova intransparência” (1987), como convite a promoção de um debate político no ensino de matemática em tempos de necessidade de (re) politização, pois acreditamos que uma aula de matemática também é espaço privilegiado de formação para a democracia, justiça social e equidade.

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Biografia do Autor

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Ilha Solteira.

Licenciando em Matemática pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (Feis) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Além de realizar atividades de pesquisa (iniciação científica), também compõe o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac) da Feis Unesp. Foi Bolsista da Capes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal. Seus estudos e reflexões permeiam a área de Educação Matemática com ênfase em Organização e Desenvolvimento Curricular, Teoria Crítica (vertente habermasiana) e formação de professores que ensinam matemática. É sócio aspirante da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Ilha Solteira.

Doutora em Educação para a Ciência e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru. Graduada em Matemática pela Unesp, campus de São José do Rio Preto. Realizou estágio pós doutoral em Ciências da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Atua como Professora Assistente na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (Unesp), lotada junto ao Departamento de Matemática. Docente Permanente do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (PPG-EPF/Unesp, campi São José do Rio Preto, Ilha Solteira e Jaboticabal). Lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac). Tem atuado em atividades de pesquisa e orientação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular e Teoria Crítica (principalmente a vertente Habermasiana), relacionadas aos seguintes temas: Processos Formativos, Reformas Curriculares, Avaliação e Robótica Educacional. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2.

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

TAVEIRA, F. A. L.; PERALTA, D. A. Sobre razão, utopia e educação matemática. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–15, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.5055. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5055. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios