Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5080

Palavras-chave:

Ensino de Química. Problematização. Mediação.

Resumo

No campo do ensino da Química existem várias teorias que contribuem para o fortalecimento da aprendizagem, assim optou-se pelo ponto de vista da dialogicidade e sociointeração que favorecem a participação ativa do indivíduo no processo de aprendizagem, a partir de questões cotidianas da sociedade. Assim, o objetivo foi avaliar as contribuições conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem da Termoquímica. A metodologia da pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, organizada em três momentos pedagógicos, com uma turma de 25 estudantes, da segunda série, do Ensino Médio, utilizando questionários, discussões temáticas e folhas de atividade, buscando-se na análise identificar as compreensões construídas. Os resultados obtidos evidenciaram que a metodologia facilitou o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos termoquímicos permitindo sua associação com a realidade, trabalhando a percepção do estudante como ser social, para formar um cidadão consciente de sua realidade e capaz de tomar decisões sobre ela.

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Biografia do Autor

Renan Santos da Silva, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Manaus

Professor da Educação Básica, Mestre em Química.

Katiuscia dos Santos de Souza, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Manaus

Doutora. Professora do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Química, Manaus, Brasil

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Publicado

31/12/2020

Como Citar

SILVA, R. S. da; SOUZA, K. dos S. de. Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1602–1623, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5080. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5080. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos