Gestão escolar na Educação de Jovens e Adultos: interfaces da relação evasão/permanência em uma escola da rede municipal de Araruna/PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5081

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Evasão/permanência. Gestão Escolar.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a atuação da gestão de uma escola da rede municipal de Araruna/PB na promoção da permanência na modalidade EJA. Para composição dos fundamentos teóricos dialogamos com Camargo e Martinelles (2006), Freitas et. al. (2018) e Paro (1998) os quais discutem em seus estudos as especificidades da EJA, da gestão e da relação evasão/permanência. Como alternativa metodológica utilizamos a investigação exploratória e de campo, elegendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise dos dados evidenciou que embora a gestão e os docentes saibam que seu público da EJA é composto por trabalhadores do campo, que veem na escola uma possibilidade de qualificação para melhoria das condições de vida, ainda carece de uma articulação desses saberes no sentido de desenvolver ações que tomem por objeto a relação evasão/permanência na EJA. Consideramos, portanto, que este trabalho contribuirá com o aprofundamento do debate e a elaboração de ações de enfrentamento à evasão na EJA. 

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Biografia do Autor

Jobson Silva de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, João Pessoa

Professor das séries iniciais do Ensino Fundamental, na EMEF Antônio Cândido Ribeiro, graduado em pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba em 2020.

Marcos Angelus Miranda de Alcantara, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, João Pessoa

Professor Adjunto, vinculado à área de Gestão Educacional, lotado no Departamento de Habilitações Pedagógicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor (2017) e Mestre (2013) em Educação e Graduado em Pedagogia (2011) pela UFPB.

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Publicado

20/12/2020

Como Citar

OLIVEIRA, J. S. de; ALCANTARA, M. A. M. de. Gestão escolar na Educação de Jovens e Adultos: interfaces da relação evasão/permanência em uma escola da rede municipal de Araruna/PB. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1259–1283, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5081. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5081. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos