Normatividade social, orientação sexual e diversidade na escola: o que dizem professoras e professores de educação física?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5103

Palavras-chave:

Sexualidades, Gênero, Preconceito, Formação de Professores(as), Diversidade na escola.

Resumo

Este artigo analisa as concepções sobre gênero e sexualidade na Educação Física expressas nos discursos de professores e professoras de Educação Física das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM), da rede pública estadual de ensino no município de Petrolina-PE. Por meio de abordagem qualitativa, são apresentados aspectos relevantes extraídos da análise de conteúdo desenvolvida nas entrevistas semiestruturadas que foram realizadas.  O resultado deste estudo aponta que as Escolas de Referência em Ensino Médio na cidade de Petrolina-PE não possuem em seus currículos, atividades e ações propostas voltadas à temática Orientação Sexual no contexto escolar. Além da ausência de discussões que possibilitem diálogos e levem conhecimento a respeito da diversidade sexual nas escolas, identificou-se que as aulas de Educação Física contribuem para a manutenção da cultura heteronormativa imposta pela sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Marília Rocha Amando, Universidade de Pernambuco

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação e Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), Universidade de Pernambuco (UPE); professora de Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (FACESP).

 

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Professora Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Mestrado Profissional, da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. 

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda

Doutor em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE, Brasil.

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

AMANDO, M. R.; CUSATI, I. C.; MIRANDA, M. H. G. de. Normatividade social, orientação sexual e diversidade na escola: o que dizem professoras e professores de educação física?. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–22, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.5103. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5103. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos