Normatividade social, orientação sexual e diversidade na escola: o que dizem professoras e professores de educação física?
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5103Palavras-chave:
Sexualidades, Gênero, Preconceito, Formação de Professores(as), Diversidade na escola.Resumo
Este artigo analisa as concepções sobre gênero e sexualidade na Educação Física expressas nos discursos de professores e professoras de Educação Física das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM), da rede pública estadual de ensino no município de Petrolina-PE. Por meio de abordagem qualitativa, são apresentados aspectos relevantes extraídos da análise de conteúdo desenvolvida nas entrevistas semiestruturadas que foram realizadas. O resultado deste estudo aponta que as Escolas de Referência em Ensino Médio na cidade de Petrolina-PE não possuem em seus currículos, atividades e ações propostas voltadas à temática Orientação Sexual no contexto escolar. Além da ausência de discussões que possibilitem diálogos e levem conhecimento a respeito da diversidade sexual nas escolas, identificou-se que as aulas de Educação Física contribuem para a manutenção da cultura heteronormativa imposta pela sociedade brasileira.
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