Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Contato
Cadastro
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 (2022)
v. 9 (2022)
DOI:
https://doi.org/10.26568/educa.v9i0
Publicado:
23/01/2022
Artigos Científicos
Um todo indivisível: reflexões sobre cinco aspectos que interferem na aprendizagem
Claucida Silva de Oliveira Lima, Márcia Finimundi Nóbile, Livia Crespi
1-19
PDF
Normatividade social, orientação sexual e diversidade na escola: o que dizem professoras e professores de educação física?
Marília Rocha Amando, Iracema Campos Cusati, Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda
1-22
PDF
Indicativos representacionais de escola pública e professor em trajetórias de estudantes
Laeda Bezerra Machado, Laura Maria Andrade da Silva
1-20
PDF
Inteligências múltiplas na prática escolar: a teoria e as suas primeiras aplicações na educação
Jonas Bach Junior, Tiago Caetano Martins
1-29
PDF
O programa residência pedagógica na licenciatura em educação do campo da UFRB: reflexões e percepções dos residentes
Klayton Santana Porto
1-20
PDF
Sobre o ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio: uma breve revisão bibliográfica
Jardel de Carvalho Veloso, Maura Vieira do Santos Sousa, Haroldo Reis Alves de Macêdo
1-27
PDF
Experiência estética, formação de professores e a literatura de cordel nos processos de ensino e aprendizagem
Fernando Paixão, Ana Cristina de Moraes, Camila Oliveira Silva
PDF
O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem
Jorge Marcos Ramos, Sérgio Marcos Nogueira Tavares
1-15
PDF
A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física
Gabriel Luiz de Carvalho, Michele Hidemi Ueno-Guimarães, Marinez Meneghello Passos
1-23
PDF
A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO
Bianca Morais Mendes, Clarides Henrich de Barba
1-22
PDF
Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire
Mariana Parise Brandalise Dalsotto, João Paulo Borges da Silveira, Terciane Ângela Luchese
1-19
PDF
Reflexões acerca das pesquisas denominadas estado do conhecimento
Juliana Campos Francelino, Flavines Rebolo
PDF
Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II
Geovanna Pereira Rodrigues, Fernanda Telles Márques
1-23
PDF
Percepção dos docentes da rede pública quanto a carga mental de trabalho no ensino remoto de emergência
Ruan Eduardo Lucas, Lizandra Lupi Garcia Vergara
1-17
PDF
Formação do professor da educação infantil: Corpo e movimento - compreendendo o brincar
Dalila Maitê Rosa Sena, João Guilherme Rodrigues Mendonça
1-18
PDF
Metaetnografia e meta-análise: aplicações em pesquisas etnográficas em educação
Adriane Matos de Araujo, Carmen Lúcia Guimarães De Mattos
1-20
PDF
O ensino de ciências e biologia no sistema prisional: uma busca por temas, estratégias e recursos didáticos
Jean Victor de Oliveira, Melchior José Tavares Junior
1-19
PDF
Adaptações curriculares para a educação do campo mediante as orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Josineide Macena da Silva, Wendell Fiori de Faria, Rosenilda Caetano, Rosângela de Fátima Cavalcante França
1-18
PDF
Dossiê Temático
Apresentação
José Claudinei Lombardi, Maria Lília Colares Imbiriba Colares, Oliveira Morais de Medeiros Neta
1-4
PDF
A crise do capital e a atualidade da pedagogia histórico-crítica
Marco Antonio de Oliveira Gomes, Suzane Meneses Caetano
1-18
PDF
Pedagogia Histórico-Crítica e formação docente
Rosilene Lagares, Leonardo Victor dos Santos
1-16
PDF
A organização do trabalho pedagógico como prática transformadora na educação básica
Maria Cristina dos Santos, Mateus Henrique Turini
1-28
PDF
Pedagogia Histórico-Crítica e educação profissional e tecnológica
Paulino José Orso
1-14
PDF
A Pedagogia Histórico-Crítica, o ensino de história e o combate ao negacionismo científico
Anselmo Alencar Colares, Duci Alves de Matos
1-15
PDF
Caminhos para a implantação de uma educação transformadora no âmbito do sistema prisional: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e do(a) professor(a)
Camila Maximiano Miranda Silva, Mara Regina Martins Jacomeli
1-17
PDF
A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula
Renan Oliveira de Aguiar, José Claudinei Lombardi
1-20
PDF
A Pedagogia Histórico-Crítica na educação superior: perspectivas e desafios na Amazônia brasileira
Jemina de Araújo Moraes Andrade, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões
1-16
PDF
Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19
Thaiana Netto Baptista, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Olivia Morais de Medeiros Neta
1-20
PDF
A Educação paraense na pandemia da Covid -19: desafios e Possibilidades para o ano de 2021
Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Izete Magno Corrêa
1-19
PDF
As desigualdades da escola pública no continum urbano centro-periferia: uma análise histórico-crítica
Claudinei Frutuoso, Antônio Carlos Maciel
1-16
PDF
O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades
Leidy Jane Claudino Lima, Jorge Fernando Hermida
1-27
PDF
As (novas) DCNs para o curso de licenciatura em pedagogia: limitações à promoção da educação para a sustentabilidade
Lílian Aquino Oliveira, Tânia Suely Azevedo Brasileiro
1-28
PDF
Dialética e dialéticas: Uma Crítica do Racionalismo Teórico de Esquerda, Visando à Superação do Sectarismo Político na Academia
Eneas de Araújo Arrais Neto, Jerciano Pinheiro Feijó, Antonia de Abreu Sousa
1-17
PDF
Ensaios
O derretimento do futuro: projeções para uma juventude desprovida de salvaguardas
Orlando Bif, Lucas de Souza, Roberta Pasqualli
1-10
PDF
Gestão do conhecimento acadêmico no âmbito da 4ª Revolução Industrial
Paulo Marcelo Pedroso Pereira, Celson Pantoja Lima, Carla Marina Costa Paxiúba
1-15
PDF
Relatos de Experiências
Reflexão do ensino para uma educação intercultural: o caso de uma escola secundária com contexto indígena
Ruth Péres Ceballos, Amanda Cano Ruiz
1-18
PDF (Español (España))
Idioma
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
GM
Google Metrics
siganos
SIGA-NOS
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários