v. 9 (2022)

					Visualizar v. 9 (2022)
Publicado: 23/01/2022

Artigos Científicos

  • Um todo indivisível: reflexões sobre cinco aspectos que interferem na aprendizagem

    Claucida Silva de Oliveira Lima, Márcia Finimundi Nóbile, Livia Crespi
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5020
  • Normatividade social, orientação sexual e diversidade na escola: o que dizem professoras e professores de educação física?

    Marília Rocha Amando, Iracema Campos Cusati, Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5103
  • A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física

    Gabriel Luiz de Carvalho, Michele Hidemi Ueno-Guimarães, Marinez Meneghello Passos
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6266
  • Percepção dos docentes da rede pública quanto a carga mental de trabalho no ensino remoto de emergência

    Ruan Eduardo Lucas, Lizandra Lupi Garcia Vergara
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6657
  • Sobre o ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio: uma breve revisão bibliográfica

    Jardel de Carvalho Veloso, Maura Vieira do Santos Sousa, Haroldo Reis Alves de Macêdo
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6151
  • O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem

    Jorge Marcos Ramos, Sérgio Marcos Nogueira Tavares
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6246
  • Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire

    Mariana Parise Brandalise Dalsotto, João Paulo Borges da Silveira, Terciane Ângela Luchese
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6436
  • Reflexões acerca das pesquisas denominadas estado do conhecimento

    Juliana Campos Francelino, Flavines Rebolo
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6470
  • Inteligências múltiplas na prática escolar: a teoria e as suas primeiras aplicações na educação

    Jonas Bach Junior, Tiago Caetano Martins
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5942
  • Experiência estética, formação de professores e a literatura de cordel nos processos de ensino e aprendizagem

    Fernando Paixão, Ana Cristina de Moraes, Camila Oliveira Silva
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6192
  • A educação ambiental na formação docente em escolas rurais no município de Porto Velho-RO

    Bianca Morais Mendes, Clarides Henrich de Barba
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6368
  • Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II

    Geovanna Pereira Rodrigues, Fernanda Telles Márques
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6541
  • Indicativos representacionais de escola pública e professor em trajetórias de estudantes

    Laeda Bezerra Machado, Laura Maria Andrade da Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5915
  • O programa residência pedagógica na licenciatura em educação do campo da UFRB: reflexões e percepções dos residentes

    Klayton Santana Porto
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6059
  • Formação do professor da educação infantil: Corpo e movimento - compreendendo o brincar

    Dalila Maitê Rosa Sena, João Guilherme Rodrigues Mendonça
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5330
  • Metaetnografia e meta-análise: aplicações em pesquisas etnográficas em educação

    Adriane Matos de Araujo, Carmen Lúcia Guimarães De Mattos
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.4811
  • O ensino de ciências e biologia no sistema prisional: uma busca por temas, estratégias e recursos didáticos

    Jean Victor de Oliveira, Melchior José Tavares Junior
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5052
  • Adaptações curriculares para a educação do campo mediante as orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC

    Josineide Macena da Silva, Wendell Fiori de Faria, Rosenilda Caetano, Rosângela de Fátima Cavalcante França
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6527

Dossiê Temático

  • Apresentação

    José Claudinei Lombardi, Maria Lília Colares Imbiriba Colares, Oliveira Morais de Medeiros Neta
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6710
  • A crise do capital e a atualidade da pedagogia histórico-crítica

    Marco Antonio de Oliveira Gomes, Suzane Meneses Caetano
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6426
  • Pedagogia Histórico-Crítica e formação docente

    Rosilene Lagares, Leonardo Victor dos Santos
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6618
  • A organização do trabalho pedagógico como prática transformadora na educação básica

    Maria Cristina dos Santos, Mateus Henrique Turini
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6537
  • Pedagogia Histórico-Crítica e educação profissional e tecnológica

    Paulino José Orso
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6520
  • A Pedagogia Histórico-Crítica, o ensino de história e o combate ao negacionismo científico

    Anselmo Alencar Colares, Duci Alves de Matos
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6594
  • Caminhos para a implantação de uma educação transformadora no âmbito do sistema prisional: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e do(a) professor(a)

    Camila Maximiano Miranda Silva, Mara Regina Martins Jacomeli
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6540
  • A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula

    Renan Oliveira de Aguiar, José Claudinei Lombardi
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6619
  • A Pedagogia Histórico-Crítica na educação superior: perspectivas e desafios na Amazônia brasileira

    Jemina de Araújo Moraes Andrade, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6616
  • Desafios e reflexões sobre a prática educativa transformadora em tempos de pandemia da Covid-19

    Thaiana Netto Baptista, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Olivia Morais de Medeiros Neta
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6579
  • A Educação paraense na pandemia da Covid -19: desafios e Possibilidades para o ano de 2021

    Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Izete Magno Corrêa
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6681
  • As desigualdades da escola pública no continum urbano centro-periferia: uma análise histórico-crítica

    Claudinei Frutuoso, Antônio Carlos Maciel
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6543
  • O direito à educação na nova política nacional de educação especial: entre retrocessos e possibilidades

    Leidy Jane Claudino Lima, Jorge Fernando Hermida
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6597
  • As (novas) DCNs para o curso de licenciatura em pedagogia: limitações à promoção da educação para a sustentabilidade

    Lílian Aquino Oliveira, Tânia Suely Azevedo Brasileiro
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6542
  • Dialética e dialéticas: Uma Crítica do Racionalismo Teórico de Esquerda, Visando à Superação do Sectarismo Político na Academia

    Eneas de Araújo Arrais Neto, Jerciano Pinheiro Feijó, Antonia de Abreu Sousa
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6613

Ensaios

Relatos de Experiências