O ensino colaborativo e a educação inclusiva: aproximações com a inclusão escolar de alunos com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5111

Palavras-chave:

Formação docente. Ensino Colaborativo. Inclusão Escolar. Educação Especial. Educação Inclusiva.

Resumo

A educação inclusiva tem desafiado as escolas brasileiras à construção de novas estratégias pedagógicas no sentido da eliminação de barreiras e da garantia do êxito acadêmico. Este texto resulta de uma pesquisa de mestrado que perguntou: segundo a percepção dos professores, que práticas de ensino colaborativo favorecem a inclusão escolar de educandos com deficiência? O objetivo geral foi descrever práticas do ensino colaborativo que favorecem a inclusão escolar de educandos com deficiência. Trata-se de uma pesquisa narrativa, com uso do instrumento do questionário e da autobiografia narrada. Os sujeitos foram: um professor da classe comum, um professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), um gestor escolar, um estagiário de educação e um professor pesquisador. Os resultados apontaram que o ensino colaborativo ultrapassa a perspectiva da atuação conjunta entre professor do ensino comum e professor de AEE, pois deve envolver outros elementos os quais, somados, configuram a didática do ensino colaborativo. 

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Biografia do Autor

Elizabete Cristina Costa Renders, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, São Caetano do Sul.

Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com tese desenvolvida sobre a educação inclusiva. Trabalha com a formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado profissional em Educação) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual). É líder do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social). Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação inclusiva, formação de professores, desenho universal para a aprendizagem, educação especial, Libras, direitos humanos e epistemologias emergentes.

Daniela Alves de Lima Barbosa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, São Caetano do Sul.

Mestre em Educação pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Possui graduação em PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA pela FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DON DOMÊNICO (2007), Bacharelado em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (2011), e tem experiência como tutor e docente EAD pela Universidade Metropolitana de Santos e pela Universidade de Santo Amaro. Experiência como docente (Ensino Fundamental I e Educação Especial) no município de São Bernardo do Campo - SP (2011-2018). Atualmente é assistente social da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo - SP.

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Publicado

28/12/2020

Como Citar

RENDERS, E. C. C.; BARBOSA, D. A. de L. O ensino colaborativo e a educação inclusiva: aproximações com a inclusão escolar de alunos com deficiência. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1467–1485, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5111. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5111. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos