O ensino colaborativo e a educação inclusiva: aproximações com a inclusão escolar de alunos com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5111Palavras-chave:
Formação docente. Ensino Colaborativo. Inclusão Escolar. Educação Especial. Educação Inclusiva.Resumo
A educação inclusiva tem desafiado as escolas brasileiras à construção de novas estratégias pedagógicas no sentido da eliminação de barreiras e da garantia do êxito acadêmico. Este texto resulta de uma pesquisa de mestrado que perguntou: segundo a percepção dos professores, que práticas de ensino colaborativo favorecem a inclusão escolar de educandos com deficiência? O objetivo geral foi descrever práticas do ensino colaborativo que favorecem a inclusão escolar de educandos com deficiência. Trata-se de uma pesquisa narrativa, com uso do instrumento do questionário e da autobiografia narrada. Os sujeitos foram: um professor da classe comum, um professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), um gestor escolar, um estagiário de educação e um professor pesquisador. Os resultados apontaram que o ensino colaborativo ultrapassa a perspectiva da atuação conjunta entre professor do ensino comum e professor de AEE, pois deve envolver outros elementos os quais, somados, configuram a didática do ensino colaborativo.
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