Estágio supervisionado na educação infantil: a professora é surda, e agora?
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5131Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Estagiária SurdaResumo
O ensaio versa sobre experiências de observação, participação e regência durante um estágio supervisionado na Educação Infantil. Esse estágio foi desenvolvido com alunos da creche e da pré-escola em uma escola municipal em Porto Velho, Rondônia, no primeiro semestre de 2019. Elaboramos dois projetos didáticos: um para a creche, denominado “Cores, emoções e movimento!”, e outro para a pré-escola, denominado “Vogais em ação”. Ambos foram conduzidos em Língua Portuguesa e em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por uma universitária ouvinte e outra surda. O texto apresenta parte das observações de campo e das reflexões desenvolvidas durante e após a execução do estágio. A partir disso, refletimos sobre as ações desenvolvidas e sobre o relevante papel da Universidade na formação de professores de modo a propor novas possibilidades para a ação docente na atualidade. Conclui-se que o estágio ampliou o nosso olhar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no espaço escolar, seja na condição de estudantes ou na condição de docentes com deficiência.
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