Estágio supervisionado na educação infantil: a professora é surda, e agora?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5131

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Estagiária Surda

Resumo

O ensaio versa sobre experiências de observação, participação e regência durante um estágio supervisionado na Educação Infantil. Esse estágio foi desenvolvido com alunos da creche e da pré-escola em uma escola municipal em Porto Velho, Rondônia, no primeiro semestre de 2019. Elaboramos dois projetos didáticos: um para a creche, denominado “Cores, emoções e movimento!”, e outro para a pré-escola, denominado “Vogais em ação”. Ambos foram conduzidos em Língua Portuguesa e em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por uma universitária ouvinte e outra surda. O texto apresenta parte das observações de campo e das reflexões desenvolvidas durante e após a execução do estágio. A partir disso, refletimos sobre as ações desenvolvidas e sobre o relevante papel da Universidade na formação de professores de modo a propor novas possibilidades para a ação docente na atualidade. Conclui-se que o estágio ampliou o nosso olhar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no espaço escolar, seja na condição de estudantes ou na condição de docentes com deficiência.

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Biografia do Autor

Marlene Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho

Pedagoga, Doutorado em Educação Escolar, Docente do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf). Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus José Ribeiro Filho, Porto Velho – RO -Brasil.

Isabella dos Santos Oliveira da Silva, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho

Graduanda de Pedagogia. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância da Universidade Federal de Rondônia (EDUCA/UNIR), Campus Porto Velho, RO –Brasil.

Josilene Silva de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho

Graduanda de Pedagogia.Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância da Universidade Federal de Rondônia (EDUCA/UNIR), Campus Porto Velho, RO –Brasil.

João Guilherme Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho

Educador Físico e Psicólogo. Doutorado em Educação Escolar. Docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus José Ribeiro Filho, Porto Velho – RO,Brasil.

Vanderneide Costa de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho

Graduada em Nutrição (UniSL). Mestrado em ducação Escolar  pelo PPGEEProf da Universidade Federal de Rondônia, Campus José Ribeiro Filho, Porto Velho – RO -Brasil.

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Publicado

29/08/2020

Como Citar

RODRIGUES, M.; SILVA, I. dos S. O. da; OLIVEIRA, J. S. de; MENDONÇA, J. G. R.; OLIVEIRA, V. C. de. Estágio supervisionado na educação infantil: a professora é surda, e agora?. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 599–618, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5131. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5131. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios