A CIDADANIA PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5258

Palavras-chave:

Ensino de Geografia., Cidadania. , Livro didático. , Ensino Médio.

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida pela análise bibliográfica e documental, por meio de estratégias e referenciais teóricos que proporcionaram diferentes olhares para os livros didáticos. Utilizei o livro do terceiro ano do Ensino Médio da coleção Geografia: Espaço e identidade, para compreender como a cidadania é abordada nos livros didáticos de Geografia. Entre as considerações que surgiram, destaco a falta de desnaturalização de preconceitos de gênero, raça, cor e a xenofobia. Ao contrário desta concepção, entendo que os Livros Didáticos precisam encontrar, movimentos estratégicos para subverter a reprodução de discursos estereotipados, neste sentido, realizo alguns apontamentos para este movimento. A formação cidadã está ligada ao processo de identificação de construção e desconstrução de discursos e a Geografia possibilita a formação cidadã quando os/as estudantes conseguem realizar uma leitura do espaço geográfico. Todavia, identifiquei poucas possibilidades por meio do livro analisado de os\as estudantes se enxergarem como agentes ativos nesse processo transformador.

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Biografia do Autor

Angel Albano Volpato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Educação pelo PPGE - Programa de Pós Graduação em Educação da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Licenciada e Bacharela em Geografia pela FAED - Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Profa. Dra. Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins. Diretora de Extensão, Cultura e Comunidade da FAED/UDESC. Departamento de Geografia - FAED/UDESC. LEPEGEO - Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia. Programa de Pós-Graduação em Educação FAED/UDESC

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Publicado

25/12/2023

Como Citar

VOLPATO, A. A.; MARTINS, R. E. M. W. A CIDADANIA PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–24, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.5258. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5258. Acesso em: 24 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos