A CIDADANIA PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5258Palavras-chave:
Ensino de Geografia., Cidadania. , Livro didático. , Ensino Médio.Resumo
A pesquisa foi desenvolvida pela análise bibliográfica e documental, por meio de estratégias e referenciais teóricos que proporcionaram diferentes olhares para os livros didáticos. Utilizei o livro do terceiro ano do Ensino Médio da coleção Geografia: Espaço e identidade, para compreender como a cidadania é abordada nos livros didáticos de Geografia. Entre as considerações que surgiram, destaco a falta de desnaturalização de preconceitos de gênero, raça, cor e a xenofobia. Ao contrário desta concepção, entendo que os Livros Didáticos precisam encontrar, movimentos estratégicos para subverter a reprodução de discursos estereotipados, neste sentido, realizo alguns apontamentos para este movimento. A formação cidadã está ligada ao processo de identificação de construção e desconstrução de discursos e a Geografia possibilita a formação cidadã quando os/as estudantes conseguem realizar uma leitura do espaço geográfico. Todavia, identifiquei poucas possibilidades por meio do livro analisado de os\as estudantes se enxergarem como agentes ativos nesse processo transformador.
Downloads
Referências
GOIDANICH, Maria Elisabeth. Mídia, cidadania e consumo: estamos formando consumidores ou cidadãos? In: A formação na sociedade do espetáculo. Edições Loyola, São Paulo, Brasil 2002.
GONÇALVES, Amanda Regina; MELATTI. Cláudia. Instrumentos para análise e escolha do livro didático de Geografia pelo professor: aspectos da formação cidadã. In: TONINI, I. et al. (Orgs). O Livro Didático de Geografia: e os desafios da docência
para aprendizagem. Porto Alegre, Sulina, p. 39-60, 2017.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Volume 3: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.
VEIGA-NETO, Alfredo. Anotações sobre a escrita. In: OLIVEIRA, A.; ARAÚJO, E.; BIANCHETTI, L. (eds.). Formação do investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa/autoria e a orientação. Braga - PT, p. 62-73, 2014. Disponível em:
<http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1939> Acesso em: abr. 2018.
CAVALCANTI, Lana de Souza.; SOUZA, Vanilton. Camilo. A formação do professor de Geografia para atuar na educação cidadã. In: XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA, 2014, Barcelona. Barcelona, 2014.
MASSEY, Doreen. Globalização: o que significa para a geografia? Boletim Campineiro de Geografia, v. 7, n. 1, 2017. Texto originalmente intitulado “Globalisation: what does it mean for geography?”. Traduzido da versão publicada no periódico Geography, v. 87(4), p. 293-296, 2002.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar. São Paulo: Difel. 1983.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf>. Acesso em: mar. 2018.
TONINI, Ivaine Maria. Identidades capturadas: gênero, geração e etnia na hierarquia territorial dos livros didáticos de Geografia. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.
SANTOS, Karla de Oliveira. As relações étnico-raciais no Livro Didático da Educação de Jovens e Adultos: implicações curriculares para uma sociedade multicultural. 2012. (Mestrado em Educação Brasileira) – Pós-Graduação em Educação.
Universidade Federal de Alagoas. Maceió.
AZAMBUJA, Leonardo Dirceu. de. O Livro Didático e o ensino de Geografia: qual livro? In. TONINI, I. M.; GOULART, L. B.; SANTANA FILHO, M. M. de; MARTINS, R. E. M. W.; COSTELLA, R. Z. (Orgs.). O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina, 2017. p.103-112.
BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia: espaço e identidade. Terceiro ano do Ensino Médio. São Paulo: Editora do Brasil. 2016
KONZEN, Lucas Pizzolatto. Cidadania, uma categoria em (re)construção: entre a modernidade dos discursos e a pós-modernidade dos desafios. Revista Jurídica, Curitiba, n. 20, Temática n. 4, p. 115-139, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).