A CIDADANIA PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5258

Palavras-chave:

Ensino de Geografia., Cidadania. , Livro didático. , Ensino Médio.

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida pela análise bibliográfica e documental, por meio de estratégias e referenciais teóricos que proporcionaram diferentes olhares para os livros didáticos. Utilizei o livro do terceiro ano do Ensino Médio da coleção Geografia: Espaço e identidade, para compreender como a cidadania é abordada nos livros didáticos de Geografia. Entre as considerações que surgiram, destaco a falta de desnaturalização de preconceitos de gênero, raça, cor e a xenofobia. Ao contrário desta concepção, entendo que os Livros Didáticos precisam encontrar, movimentos estratégicos para subverter a reprodução de discursos estereotipados, neste sentido, realizo alguns apontamentos para este movimento. A formação cidadã está ligada ao processo de identificação de construção e desconstrução de discursos e a Geografia possibilita a formação cidadã quando os/as estudantes conseguem realizar uma leitura do espaço geográfico. Todavia, identifiquei poucas possibilidades por meio do livro analisado de os\as estudantes se enxergarem como agentes ativos nesse processo transformador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angel Albano Volpato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Educação pelo PPGE - Programa de Pós Graduação em Educação da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Licenciada e Bacharela em Geografia pela FAED - Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Profa. Dra. Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins. Diretora de Extensão, Cultura e Comunidade da FAED/UDESC. Departamento de Geografia - FAED/UDESC. LEPEGEO - Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia. Programa de Pós-Graduação em Educação FAED/UDESC

Referências

GOIDANICH, Maria Elisabeth. Mídia, cidadania e consumo: estamos formando consumidores ou cidadãos? In: A formação na sociedade do espetáculo. Edições Loyola, São Paulo, Brasil 2002.

GONÇALVES, Amanda Regina; MELATTI. Cláudia. Instrumentos para análise e escolha do livro didático de Geografia pelo professor: aspectos da formação cidadã. In: TONINI, I. et al. (Orgs). O Livro Didático de Geografia: e os desafios da docência

para aprendizagem. Porto Alegre, Sulina, p. 39-60, 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Volume 3: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.

VEIGA-NETO, Alfredo. Anotações sobre a escrita. In: OLIVEIRA, A.; ARAÚJO, E.; BIANCHETTI, L. (eds.). Formação do investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa/autoria e a orientação. Braga - PT, p. 62-73, 2014. Disponível em:

<http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1939> Acesso em: abr. 2018.

CAVALCANTI, Lana de Souza.; SOUZA, Vanilton. Camilo. A formação do professor de Geografia para atuar na educação cidadã. In: XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA, 2014, Barcelona. Barcelona, 2014.

MASSEY, Doreen. Globalização: o que significa para a geografia? Boletim Campineiro de Geografia, v. 7, n. 1, 2017. Texto originalmente intitulado “Globalisation: what does it mean for geography?”. Traduzido da versão publicada no periódico Geography, v. 87(4), p. 293-296, 2002.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar. São Paulo: Difel. 1983.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf>. Acesso em: mar. 2018.

TONINI, Ivaine Maria. Identidades capturadas: gênero, geração e etnia na hierarquia territorial dos livros didáticos de Geografia. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

SANTOS, Karla de Oliveira. As relações étnico-raciais no Livro Didático da Educação de Jovens e Adultos: implicações curriculares para uma sociedade multicultural. 2012. (Mestrado em Educação Brasileira) – Pós-Graduação em Educação.

Universidade Federal de Alagoas. Maceió.

AZAMBUJA, Leonardo Dirceu. de. O Livro Didático e o ensino de Geografia: qual livro? In. TONINI, I. M.; GOULART, L. B.; SANTANA FILHO, M. M. de; MARTINS, R. E. M. W.; COSTELLA, R. Z. (Orgs.). O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina, 2017. p.103-112.

BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia: espaço e identidade. Terceiro ano do Ensino Médio. São Paulo: Editora do Brasil. 2016

KONZEN, Lucas Pizzolatto. Cidadania, uma categoria em (re)construção: entre a modernidade dos discursos e a pós-modernidade dos desafios. Revista Jurídica, Curitiba, n. 20, Temática n. 4, p. 115-139, 2007.

Downloads

Publicado

25/12/2023

Como Citar

VOLPATO, A. A.; MARTINS, R. E. M. W. A CIDADANIA PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–24, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.5258. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5258. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos