Frequência e rendimento escolar: uma análise dos diários de classe da Escola Mínima de Dormentes – PE (1976-1979)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5478

Palavras-chave:

Escola Mínima de Dormentes. Diários de Classe. História da Educação.

Resumo

Este artigo propõe analisar o perfil, a frequência e o rendimento escolar dos alunos e alunas que frequentaram a Escola Mínima do povoado de Dormentes, situada na zona rural do município de Petrolina, no sertão de Pernambuco, no período entre os anos 1976 e 1979. Tomaram-se como base 14 diários de classe, por meio dos quais buscou identificar aspectos relativos ao sexo, à idade, ao endereço domiciliar, à procedência escolar, à frequência, ao rendimento escolar e às disciplinas ministradas. Foram contabilizados 524 estudantes matriculados. O referencial teórico contemplou os estudos de Gil (2014; 2018), Furtado (2011), Ávila; Silva; Rocha (2018), Souza (2013), Lima e Júnior (2016), Florestan Fernandes (1972), Julia (2001), Mogarro (2006), Luchese (2014), Le Goff (1996), Sácristan (2000), Menegolo e Cardoso (2007). Entre os resultados, destacam-se os elevados índices de reprovação e de desistência entre os meninos, e que podem estar relacionados à baixa frequência escolar, em decorrência do auxílio que prestavam aos pais no período de colheitas. As meninas, por sua vez, apresentavam maior frequência e rendimento escolar. Com relação às práticas pedagógicas das professoras, os registros escolares serviam, muitas vezes, para cumprir com às exigências dos órgãos controladores da educação e nem sempre correspondiam a prática vivida em sala de aula.

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Biografia do Autor

Roberlândio da Silva Ferreira, Universidade de Pernambuco, UPE, Campus Petrolina

Graduando em História pela Universidade de Pernambuco - UPE, Campus Petrolina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação no sertão do São Francisco (GEPHESF).

Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Universidade de Pernambuco, UPE, Campus Petrolina.

Professora associada da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Atua no Colegiado de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA, 1997), é mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2008); doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2013) e Pós-doutora em História da Educação pela Universidade de Lisboa (2018-2019). É membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE (2020-2022); coordena o Núcleo de Extensão e Pesquisas em História, Educação, Linguística e Literatura (NEPHEL) e colabora como investigadora nas áreas da educação e na implantação de projetos de educação na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, Portugal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e atua, principalmente, nos seguintes temas: formação de professores, instituições e arquivos escolares, patrimônio histórico-educativo, memória e cultura escolar. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP)

Referências

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Publicado

13/12/2020

Como Citar

FERREIRA, R. da S.; ÁVILA, V. P. da S. de. Frequência e rendimento escolar: uma análise dos diários de classe da Escola Mínima de Dormentes – PE (1976-1979). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1025–1043, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5478. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5478. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático