Frequência e rendimento escolar: uma análise dos diários de classe da Escola Mínima de Dormentes – PE (1976-1979)
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5478Palavras-chave:
Escola Mínima de Dormentes. Diários de Classe. História da Educação.Resumo
Este artigo propõe analisar o perfil, a frequência e o rendimento escolar dos alunos e alunas que frequentaram a Escola Mínima do povoado de Dormentes, situada na zona rural do município de Petrolina, no sertão de Pernambuco, no período entre os anos 1976 e 1979. Tomaram-se como base 14 diários de classe, por meio dos quais buscou identificar aspectos relativos ao sexo, à idade, ao endereço domiciliar, à procedência escolar, à frequência, ao rendimento escolar e às disciplinas ministradas. Foram contabilizados 524 estudantes matriculados. O referencial teórico contemplou os estudos de Gil (2014; 2018), Furtado (2011), Ávila; Silva; Rocha (2018), Souza (2013), Lima e Júnior (2016), Florestan Fernandes (1972), Julia (2001), Mogarro (2006), Luchese (2014), Le Goff (1996), Sácristan (2000), Menegolo e Cardoso (2007). Entre os resultados, destacam-se os elevados índices de reprovação e de desistência entre os meninos, e que podem estar relacionados à baixa frequência escolar, em decorrência do auxílio que prestavam aos pais no período de colheitas. As meninas, por sua vez, apresentavam maior frequência e rendimento escolar. Com relação às práticas pedagógicas das professoras, os registros escolares serviam, muitas vezes, para cumprir com às exigências dos órgãos controladores da educação e nem sempre correspondiam a prática vivida em sala de aula.
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Referências
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