A política educacional para o ensino primário rural no Piauí: programas e financiamento (1970-1983)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5487

Palavras-chave:

Educação Rural. Programas Educacionais. Municipalização do Ensino. Piauí.

Resumo

O artigo em tela visa a discutir as propostas de ações educacionais presentes em programas de estímulo ao desenvolvimento do meio rural piauiense implantados entre as décadas de 1970 e 1980 no Piauí. A pertinência em  estudar este objeto no âmbito da política educacional se volta para análise dos efeitos que os programas educacionais das décadas de 1970 e 1980, financiados pelo governo federal em parceria com organismos internacionais e  voltados para o meio rural, tiveram no ensino primário piauiense. O arcabouço teórico utilizado está ancorado nos estudos de Bareiro (2007), Brito (1985), Calazans (1981), Epitácio (2016), Gomes (1996). A classificação desta pesquisa é documental, de abordagem qualitativa com utilização do método histórico. O corpus documental considerado nesta análise compreendeu mensagens governamentais, leis e notícias de jornais. Embora a existência desses programas justificasse a perspectiva de considerar a realidade rural para o desenvolvimento educacional, estes imprimiram sobre a educação rural a ótica urbana predominante.

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Biografia do Autor

Marli Clementino Gonçalves, Universidade Federal do Piauí, UFPi, Teresina

Doutora em Educação. Universidade Federal do Piauí, Teresina, Brasil.

Enayde Fernandes Silva Dias, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Teresina

Mestra em Educação. Faculdade de Ensino Superior do Piauí, Teresina, Brasil

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Publicado

14/12/2020

Como Citar

GONÇALVES, M. C.; DIAS, E. F. S. A política educacional para o ensino primário rural no Piauí: programas e financiamento (1970-1983). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1173–1192, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5487. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5487. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático