A política educacional para o ensino primário rural no Piauí: programas e financiamento (1970-1983)
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5487Palavras-chave:
Educação Rural. Programas Educacionais. Municipalização do Ensino. Piauí.Resumo
O artigo em tela visa a discutir as propostas de ações educacionais presentes em programas de estímulo ao desenvolvimento do meio rural piauiense implantados entre as décadas de 1970 e 1980 no Piauí. A pertinência em estudar este objeto no âmbito da política educacional se volta para análise dos efeitos que os programas educacionais das décadas de 1970 e 1980, financiados pelo governo federal em parceria com organismos internacionais e voltados para o meio rural, tiveram no ensino primário piauiense. O arcabouço teórico utilizado está ancorado nos estudos de Bareiro (2007), Brito (1985), Calazans (1981), Epitácio (2016), Gomes (1996). A classificação desta pesquisa é documental, de abordagem qualitativa com utilização do método histórico. O corpus documental considerado nesta análise compreendeu mensagens governamentais, leis e notícias de jornais. Embora a existência desses programas justificasse a perspectiva de considerar a realidade rural para o desenvolvimento educacional, estes imprimiram sobre a educação rural a ótica urbana predominante.Downloads
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