A arquitetura das escolas municipais rurais de Maringá (1947-1968)
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5530Palavras-chave:
História da Educação, Escola Primária Rural, Arquitetura Escolar, Maringá-PR.Resumo
O presente artigo objetiva analisar a constituição do espaço escolar no meio rural maringaense, entre os anos de 1947 e 1968, período de criação e expansão das Escolas Municipais Rurais. O trabalho está situado no campo da História e Historiografia da Educação e foi produzido a partir da pesquisa em fontes documentais e iconográficas, constituídas pela legislação e normatização referente à instalação e funcionamento das escolas rurais; bem como de fontes orais, constituídas pela narrativa de professoras que lecionaram nessas instituições escolares. A análise das fontes foi obtida do diálogo com autores da historiografia educacional que focalizam seus escritos no campo da arquitetura escolar e da educação rural. Com o estudo foi possível verificar a existência do modelo de escola unitária, como preponderante no padrão das edificações das escolas rurais, mas também a presença da escola graduada no meio rural maringaense.
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