A arquitetura das escolas municipais rurais de Maringá (1947-1968)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5530

Palavras-chave:

História da Educação, Escola Primária Rural, Arquitetura Escolar, Maringá-PR.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a constituição do espaço escolar no meio rural maringaense, entre os anos de 1947 e 1968, período de criação e expansão das Escolas Municipais Rurais. O trabalho está situado no campo da História e Historiografia da Educação e foi produzido a partir da pesquisa em fontes documentais e iconográficas, constituídas pela legislação e normatização referente à instalação e funcionamento das escolas rurais; bem como de fontes orais, constituídas pela narrativa de professoras que lecionaram nessas instituições escolares. A análise das fontes foi obtida do diálogo com autores da historiografia educacional que focalizam seus escritos no campo da arquitetura escolar e da educação rural. Com o estudo foi possível verificar a existência do modelo de escola unitária, como preponderante no padrão das edificações das escolas rurais, mas também a presença da escola graduada no meio rural maringaense. 

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Biografia do Autor

Jaqueline Gomes Zamferrari, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá

Pedagoga no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Maringá. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Analete Regina Schelbauer, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá

Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em História e Historiografia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

13/12/2020

Como Citar

ZAMFERRARI, J. G.; SCHELBAUER, A. R. A arquitetura das escolas municipais rurais de Maringá (1947-1968). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1044–1069, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5530. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5530. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático