Integração entre metodologias ativas: práticas pedagógicas para os processos de ensino e de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5628

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Ensino e aprendizagem. Metodologias ativas de aprendizagem. Just in time teaching. Peer instruction.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a integração entre duas metodologias ativas, a Just in Time Teaching (JiTT) com a Peer Instruction (PI), cujo intuito é fomentar a potencialidade das mesmas nos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, utilizou-se nesta pesquisa, uma revisão sistemática sobre a integração entre estas metodologias, sendo realizadas na base de dados da SciELO, Scopus e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2015 a 2020. Foram encontrados 311 artigos e 1.663 teses/dissertações. Destes foram selecionados 22 estudos, dentre eles, nacionais e internacionais. Os resultados mostraram que a integração entre as metodologias ativas em questão melhorou o desempenho dos alunos, a considerar sua aprendizagem, desenvolvendo nestes, autonomia para a realização dos estudos, interatividade na busca pela aprendizagem, trabalho em equipe, proatividade; tornando-os protagonistas do seu processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Renato Hallal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor do DAFEM (Departamento de Física, Estatística e Matemática) da UTFPR, campus Francisco Beltrão. Atua na área de Ensino de Matemática e Educação Científica e Tecnológica.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do DAMAT (Departamento de Matemática) da UTFPR, campus Ponta Grossa. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) na área de Ensino de Matemática e Educação Científica e Tecnológica.

Reginaldo de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ciências Geodésicas pela universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do DAMAT (Departamento de Matemática) da UTFPR, campus Ponta Grossa. Atua na área de ensino de matemática e otimização.

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Publicado

07/08/2021

Como Citar

HALLAL, R.; PINHEIRO, N. A. M.; OLIVEIRA, R. de. Integração entre metodologias ativas: práticas pedagógicas para os processos de ensino e de aprendizagem. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–25, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.5628. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5628. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos