AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: A RELAÇÃO DAS ESCOLAS PRIVADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5699

Palavras-chave:

Inclusão, Direitos fundamentais, Políticas públicas, Escolas particulares

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a inclusão de pessoas com deficiência, no ensino regular, por meio de políticas públicas, com destaque na reação das escolas privadas a essas políticas, em uma perspectiva na qual a escola é quem deve adaptar-se ao aluno e não o aluno à escola. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, apoiou-se em estudos de Cury, Carbonell e Bucci, e em jurisprudência pertinente. Em que pese a multifuncionalidade dos direitos fundamentais implique em deveres do Estado, cabe às escolas privadas adequar-se às novas obrigações atribuídas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência.

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Biografia do Autor

Regeane Bransin Quetes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Direito Econômico e Socioambiental. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito. Mestre em Educação, Mestre em Gestão de Instituições da Educação Superior, Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR. Editora da Revista Diálogo Educacional, A2, da PUCPR. 

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Publicado

11/06/2023

Como Citar

QUETES, R. B.; VIEIRA, A. M. D. P. AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: A RELAÇÃO DAS ESCOLAS PRIVADAS. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–15, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.5699. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5699. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos