Bioteatro: validação de um método de inserção da bioética no ensino básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5708

Palavras-chave:

Arte educação. Bioética ambiental. Desenvolvimento moral. Educação ambiental. Teatro e comunicação

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e validar uma proposta educativa para inserção da bioética no ensino básico. Para tal, foi desenvolvida uma peça de teatro baseada no dilema moral dos “moranguinhos com agrotóxicos” e consequente aplicação, acompanhamento e avaliação da concepção de futuro das crianças antes e após a apresentação do espetáculo. O público-alvo consistiu de estudantes do ensino fundamental de um colégio estadual no município de Pinhais, Paraná. A avaliação dos participantes, divididos em atores, espectadores com participação direta e com participação indireta se deu pela análise de desenhos e contação de história. Constatou-se diminuição de argumentos antropocêntricos, em detrimento de perspectivas ecocêntricas e de valorização da natureza, revelando protagonismo referente ao futuro e a preservação do planeta. O método proposto foi validado, uma vez que viabilizou a reflexão nos três grupos, bem como a inserção de valores bioéticos em alunos do ensino básico.

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Biografia do Autor

Thierry Betazzi Lummertz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Ator e Mestre em Bioética PPGB/PUCPR

Marta Luciane Fischer, Pontifica Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993); Graduação em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (1999); Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993); Mestrado (1996) e Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Pós-doutorado (2011) em Ecologia química pela UFPR.

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Publicado

03/12/2021

Como Citar

LUMMERTZ, T. B.; FISCHER, M. L. Bioteatro: validação de um método de inserção da bioética no ensino básico. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–20, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.5708. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5708. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos