TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO: CORRELAÇÃO ENTRE IDADES E QUALIDADE DE MOTIVAÇÃO EM ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5735

Palavras-chave:

Educação Superior, Motivação, Teoria da Autodeterminação

Resumo

Dada a importância da motivação para a aprendizagem efetiva, muitas teorias têm sido desenvolvidas de maneira a desvendar como o processo motivacional se dá em ambientes educacionais. Entre elas, destaca-se a Teoria da Autodeterminação, a qual pressupõe a existência de seis tipos motivacionais que variam segundo o nível de autonomia ou controle exercido sobre o comportamento dos indivíduos. Neste contexto, o presente trabalho consiste em uma pesquisa descritiva, quantitativa e de natureza aplicada destinada a mensurar a correlação existente entre as idades dos discentes e os tipos motivacionais elencados pela Teoria da Autodeterminação. O estudo contou com a participação de 191 alunos oriundos de três cursos distintos de uma Instituição de Ensino Superior. Os resultados identificados sugerem que a idade desempenha um papel fundamental no comportamento motivado dos alunos. A qualidade de motivação dos discentes se deteriora significativamente à medida que envelhecem e avançam rumo às etapas finais de formação.

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Biografia do Autor

Filemon Tranche Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi monitor das disciplinas de Gestão Financeira e Gestão Orçamentária e Tributária e participou do Grupo de Estudos em Filosofia e Espiritualidade. Recebeu por quatro vezes o título de Destaque Acadêmico do curso de administração. Profissionalmente, atuou como instrutor de idiomas na Wizard Idiomas entre 2015 e 2020.

Luciane Ghiraldello, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano (1997), mestrado (2008) e doutorado (2018) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus de Poços de Caldas, no Curso de Administração.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando como docente em cursos de graduação (Turismo e Administração) e pós-graduação Lato Sensu (Turismo, MBA Gestão de Pessoas; Psicopedagogia) principalmente nas seguintes temáticas: Turismo, Planejamento e Gestão do Turismo, oferta e demanda turísticas, Contexto econômico internacional, Lazer e educação, Comportamento Organizacional e Elaboração de Projetos Acadêmicos.

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Publicado

11/06/2023

Como Citar

PEREIRA, F. T.; GHIRALDELLO, L. TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO: CORRELAÇÃO ENTRE IDADES E QUALIDADE DE MOTIVAÇÃO EM ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–18, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.5735. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5735. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos