TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO: CORRELAÇÃO ENTRE IDADES E QUALIDADE DE MOTIVAÇÃO EM ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5735Palavras-chave:
Educação Superior, Motivação, Teoria da AutodeterminaçãoResumo
Dada a importância da motivação para a aprendizagem efetiva, muitas teorias têm sido desenvolvidas de maneira a desvendar como o processo motivacional se dá em ambientes educacionais. Entre elas, destaca-se a Teoria da Autodeterminação, a qual pressupõe a existência de seis tipos motivacionais que variam segundo o nível de autonomia ou controle exercido sobre o comportamento dos indivíduos. Neste contexto, o presente trabalho consiste em uma pesquisa descritiva, quantitativa e de natureza aplicada destinada a mensurar a correlação existente entre as idades dos discentes e os tipos motivacionais elencados pela Teoria da Autodeterminação. O estudo contou com a participação de 191 alunos oriundos de três cursos distintos de uma Instituição de Ensino Superior. Os resultados identificados sugerem que a idade desempenha um papel fundamental no comportamento motivado dos alunos. A qualidade de motivação dos discentes se deteriora significativamente à medida que envelhecem e avançam rumo às etapas finais de formação.
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