Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5736

Palavras-chave:

Docência. Avaliação educacional. Educação Física. Lacunas. Potencialidades.

Resumo

O presente estudo trata-se de um “Estado da questão” com o objetivo de mapear as principais potencialidades e lacunas em relação à avaliação em Educação Física escolar, partindo da seguinte pergunta norteadora: Quais as potencialidades e lacunas em avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar? Foram selecionados trabalhos dispostos nos sítios eletrônicos Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Bases de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e repositório Google Acadêmico publicados entre 2016 a 2020. Os estudos apontam déficits estruturais e equívocos na aplicação de avaliações pertinentes ao caráter formativo, avaliação por participação e execução de gestos motores. Por outro lado, foi possível identificar aspectos de potencialidades no que concerne ao planejamento escolar, aulas dinamizadas e metodologias que contemplem os conteúdos programáticos.

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Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar.

Lucas Souza Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Graduando em Educação Física pela Universidade Regional Cariri (URCA/UDI). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas. Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do Estado do Ceará.

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Publicado

10/08/2021

Como Citar

MEDEIROS FILHO, A. E. C. de; SILVA, L. S.; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. Avaliação na educação física escolar: lacunas e potencialidades. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–15, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.5736. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5736. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos