Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5762

Palavras-chave:

Pressupostos de pesquisa. Paradigma crítico. Dialética.

Resumo

O livro Pesquisa em Educação: Métodos e Epistemologias, de autoria do Prof. Dr. Sílvio Sanchez Gamboa (2018), traz uma análise das produções acadêmicas stricto sensu em educação no Brasil, refletindo sobre os pressupostos metodológicos, epistemológicos, gnosiológicos, ontológicos e históricos presentes nesses trabalhos. Ao realizar essa pesquisa das pesquisas, o autor demonstra a importância de se conhecer os fundamentos da pesquisa para se compreender toda a influência social, política, cultural e histórica que o objeto de pesquisa sofre desde a elaboração da pergunta desencadeadora até os resultados. Com isso, o autor demonstra se aproximar dos paradigmas mais críticos de pesquisa, principalmente da dialética fundada em Marx, na medida em que admite que a neutralidade do objeto não existe, indicando que, mesmo pesquisas mais positivistas, sofrem influência dos sujeitos que estão envolvidos, dos contextos em que se encontram e da sua historicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Nery Ferreira Filho, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Fortaleza.

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Gestão e Avaliação da Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor da Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação do Ceará (SEDUC/CE). Membro do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação (IMPA).

Referências

BLACK, Max. Modelos y metáforas. Madrid: Tecnos, 1977.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1981.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectivas, 1975.

RYAN, Alan. Filosofia das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

SANCHEZ, Gamboa Sílvio. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. 3. ed. Chapecó, SC: Argos, 2018.

TEDESCO, Juan Carlos. Los paradigmas de la investigación educativa. Revista Colombiana de Educación, Bogotá, n. 18, II sem., p. 7-35, 1986.

Downloads

Publicado

31/12/2020

Como Citar

FERREIRA FILHO, L. N. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1585–1593, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5762. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5762. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas