Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5762Palavras-chave:
Pressupostos de pesquisa. Paradigma crítico. Dialética.Resumo
O livro Pesquisa em Educação: Métodos e Epistemologias, de autoria do Prof. Dr. Sílvio Sanchez Gamboa (2018), traz uma análise das produções acadêmicas stricto sensu em educação no Brasil, refletindo sobre os pressupostos metodológicos, epistemológicos, gnosiológicos, ontológicos e históricos presentes nesses trabalhos. Ao realizar essa pesquisa das pesquisas, o autor demonstra a importância de se conhecer os fundamentos da pesquisa para se compreender toda a influência social, política, cultural e histórica que o objeto de pesquisa sofre desde a elaboração da pergunta desencadeadora até os resultados. Com isso, o autor demonstra se aproximar dos paradigmas mais críticos de pesquisa, principalmente da dialética fundada em Marx, na medida em que admite que a neutralidade do objeto não existe, indicando que, mesmo pesquisas mais positivistas, sofrem influência dos sujeitos que estão envolvidos, dos contextos em que se encontram e da sua historicidade.Downloads
Referências
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