ATIVIDADES LÚDICAS E HABILIDADES SOCIAIS: AS POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DE CASA DE ACOLHIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5807Palavras-chave:
Casa de acolhimento , Habilidades sociais, Educador/cuidador, Atividade lúdicaResumo
A pesquisa teve como lócus uma casa de acolhimento em Santarém. O objetivo foi investigar as cognições da equipe de educadores/cuidadores sobre atividades lúdicas e o desenvolvimento das habilidades sociais das crianças acolhidas. Especificamente, a) levantar o perfil sociodemográfico dos educadores/cuidadores da casa de acolhimento; b) conhecer as cognições da equipe de educadores/cuidadores sobre atividades lúdicas e habilidades sociais; e d) verificar a existência da relação entre atividades lúdicas e o desenvolvimento de habilidades sociais. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas. Para análise foi utilizada a técnica do discurso do sujeito coletivo, com o intuito de aproveitar todas as verbalizações dos participantes. Os resultados apontaram que os educadores/cuidadores ainda possuem muitos desafios para a atuação dentro da casa de acolhimento. Entretanto, possuem cognições voltadas para a importância do desenvolvimento de habilidades sociais dentro da casa de acolhimento, necessitando de capacitação para o desenvolvimento de tais habilidades.
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