ATIVIDADES LÚDICAS E HABILIDADES SOCIAIS: AS POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DE CASA DE ACOLHIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5807

Palavras-chave:

Casa de acolhimento , Habilidades sociais, Educador/cuidador, Atividade lúdica

Resumo

A pesquisa teve como lócus uma casa de acolhimento em Santarém. O objetivo foi investigar as cognições da equipe de educadores/cuidadores sobre atividades lúdicas e o desenvolvimento das habilidades sociais das crianças acolhidas. Especificamente, a) levantar o perfil sociodemográfico dos educadores/cuidadores da casa de acolhimento; b) conhecer as cognições da equipe de educadores/cuidadores sobre atividades lúdicas e habilidades sociais; e d) verificar a existência da relação entre atividades lúdicas e o desenvolvimento de habilidades sociais. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas. Para análise foi utilizada a técnica do discurso do sujeito coletivo, com o intuito de aproveitar todas as verbalizações dos participantes. Os resultados apontaram que os educadores/cuidadores ainda possuem muitos desafios para a atuação dentro da casa de acolhimento. Entretanto, possuem cognições voltadas para a importância do desenvolvimento de habilidades sociais dentro da casa de acolhimento, necessitando de capacitação para o desenvolvimento de tais habilidades.

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Biografia do Autor

Andréa Imbiriba da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2004). Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual do Pará (2006). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física e atividade física voltada para a qualidade de vida de empresas e espaços educacionais não formais. Atualmente desenvolvo minhas atividades profissionais na Universidade Federal do Oeste do Pará, com o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Educação- PPGE, da Universidade Federal do Oeste do Pará, pesquisando Cognições e Habilidades sociais em espaços formais e não formais de educação. Participante do Grupo de pesquisa Cognições e Práticas Formativas Educacionais em Espaços Escolares e não Escolares.

Irani Lauer Lallis, Universidade Federal do Oeste do Pará

É Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013), graduada em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2003). Atualmente é Docente da graduação em Pedagogia e do Mestrado em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Tem desenvolvido estudos na área da Psicologia da Educação, Econômica e do Desenvolvimento, com ênfase em temas sobre Socialização Econômica, Cognições e práticas docentes e Habilidades Sociais.

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Publicado

18/06/2023

Como Citar

DA SILVA, A. I.; LALLIS, I. L. ATIVIDADES LÚDICAS E HABILIDADES SOCIAIS: AS POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DENTRO DE CASA DE ACOLHIMENTO. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.5807. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5807. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos