A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA NA INFÂNCIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O PAPEL DO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5819Palavras-chave:
Brincadeira de Faz de Conta, Infância, Desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, Espaço EscolarResumo
O artigo tem como objetivo discutir a importância da brincadeira de faz de conta na infância, como essa atividade contribui para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Como referencial, optou-se pela Psicologia Histórico-Cultural. Busca-se compreender que além das funções psicológicas elementares, as superiores que se desenvolvem nas relações sociais, são fundamentais para o processo de desenvolvimento e aprendizagem. Para entender como essas funções se estruturam, é necessário estudar o desenvolvimento do psiquismo na totalidade e complexidade, que se inicia na infância e se estende até adolescência. Assim, o ambiente escolar é potencializador para o desenvolvimento das funções que são exclusivamente humanas e que se concretizam por meio de uma prática pedagógica consciente e humanizadora. Cabe ao professor criar possibilidades para que a atividade do brincar de faz de conta aconteça, haja vista às necessidades da criança e as contribuições para os processos escolares seguintes, rompendo com práticas vazias e produtivistas.
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