A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA NA INFÂNCIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O PAPEL DO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5819

Palavras-chave:

Brincadeira de Faz de Conta, Infância, Desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, Espaço Escolar

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a importância da brincadeira de faz de conta na infância, como essa atividade contribui para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Como referencial, optou-se pela Psicologia Histórico-Cultural. Busca-se compreender que além das funções psicológicas elementares, as superiores que se desenvolvem nas relações sociais, são fundamentais para o processo de desenvolvimento e aprendizagem. Para entender como essas funções se estruturam, é necessário estudar o desenvolvimento do psiquismo na totalidade e complexidade, que se inicia na infância e se estende até adolescência. Assim, o ambiente escolar é potencializador para o desenvolvimento das funções que são exclusivamente humanas e que se concretizam por meio de uma prática pedagógica consciente e humanizadora. Cabe ao professor criar possibilidades para que a atividade do brincar de faz de conta aconteça, haja vista às necessidades da criança e as contribuições para os processos escolares seguintes, rompendo com práticas vazias e produtivistas.

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Biografia do Autor

Elisabeth Rossetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Cascavel-PR.

Professora Associada do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel. Formação em Psicologia, com Mestrado e Doutorado em Educação.

Willian dos Santos Satil, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Cascavel-PR.

Graduando em Pedagogia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel-PR.

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Publicado

11/06/2023

Como Citar

ROSSETTO, E.; SATIL, W. dos S. A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA NA INFÂNCIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O PAPEL DO ESPAÇO ESCOLAR. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–18, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.5819. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5819. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos