REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM AUXÍLIO DAS TDIC: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5826

Palavras-chave:

Formação Continuada. , Tecnologias Digitais. , Reflexão sobre a Ação.

Resumo

presente trabalho apresenta a experiência vivenciada por uma equipe de pesquisadores na proposição e execução do Projeto “(Re) Pensando a Prática Pedagógica com o Auxílio das TDIC”, desenvolvido em uma escola municipal da cidade de Alto Araguaia – MT, com um grupo de professores da Educação Básica. A proposta buscou dados para a compreensão do contexto educacional e promoveu uma intervenção, ainda que incipiente, na realidade escolar, contudo, sem imposição de uma prática alheia e distante dos conhecimentos dos professores envolvidos, por meio da metodologia da pesquisa-ação. Embasados numa perspectiva teórica construtivista, o projeto buscou desencadear o processo de “reflexão sobre a ação” ao passo que procurava instrumentalizar os participantes para a utilização das tecnologias digitais em sala de aula. Os resultados, embora não alcançados totalmente, indicam a eficácia da formação continuada mais demorada e assistida para a efetiva utilização das tecnologias na prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Carlinho Viana de Sousa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor efetivo da área de Computação Aplicada - Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Mestre em Educação pela Unemat.

Osmar Quim, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor efetivo do curso de Letras da Unemat-Campus de Alto Araguaia-MT. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cássia Regina Tomanin, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista. Professora efetiva do curso de Letras - Unemat/Campus de Alto Araguaia. 

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Publicado

25/12/2023

Como Citar

SOUSA, C. V. de; QUIM, O.; TOMANIN, C. R. REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM AUXÍLIO DAS TDIC: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–18, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.5826. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5826. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos