REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM AUXÍLIO DAS TDIC: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.5826Palavras-chave:
Formação Continuada. , Tecnologias Digitais. , Reflexão sobre a Ação.Resumo
presente trabalho apresenta a experiência vivenciada por uma equipe de pesquisadores na proposição e execução do Projeto “(Re) Pensando a Prática Pedagógica com o Auxílio das TDIC”, desenvolvido em uma escola municipal da cidade de Alto Araguaia – MT, com um grupo de professores da Educação Básica. A proposta buscou dados para a compreensão do contexto educacional e promoveu uma intervenção, ainda que incipiente, na realidade escolar, contudo, sem imposição de uma prática alheia e distante dos conhecimentos dos professores envolvidos, por meio da metodologia da pesquisa-ação. Embasados numa perspectiva teórica construtivista, o projeto buscou desencadear o processo de “reflexão sobre a ação” ao passo que procurava instrumentalizar os participantes para a utilização das tecnologias digitais em sala de aula. Os resultados, embora não alcançados totalmente, indicam a eficácia da formação continuada mais demorada e assistida para a efetiva utilização das tecnologias na prática pedagógica.
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