Indicativos representacionais de escola pública e professor em trajetórias de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.5915

Palavras-chave:

Escola Pública, Professor de Escola Pública, Representações Sociais, Estudantes

Resumo

No artigo identificam-se as representações sociais de “escola pública” e de “professor de escola pública” dos universitários das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Informática da UFPE, que são egressos de escolas públicas. Como referencial, adotamos a Teoria das Representações Sociais. Desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa com 15 estudantes universitários. Para coleta de dados, utilizamos a entrevista narrativa e, como procedimento de análise, usamos a técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam duas representações sociais de escola pública: uma centrada em dificuldades estruturais, que comprometem a prática pedagógica e outra que faz referência à educação de qualidade. A representação de professor de escola pública apresenta duas faces: é um sujeito que se limita a cumprir suas obrigações e, ao mesmo tempo, incentiva e contribui para o desenvolvimento dos estudantes. Os resultados ressaltam a importância da educação pública para a garantia da formação cidadã.

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Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação, Professora Associado 4 - do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação  - Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Linha de pesquisa: Formação de professores e prática pedagógica.  Bolsista de produtividade  em Pesquisa pelo CNPq.

Laura Maria Andrade da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante do curso de Pedagogia< bolsista de Iniciação Científica -CNPq

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

MACHADO, L. B.; ANDRADE DA SILVA, L. M. Indicativos representacionais de escola pública e professor em trajetórias de estudantes . EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–20, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.5915. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5915. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos