DIÁLOGOS INCLUSIVOS: DESAFIOS, CURRÍCULOS E POLÍTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6006

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Especial, Formação docente, Currículo

Resumo

A obra ora resenhada discute a inclusão educativa como um desafio para a formação docente e para o currículo. Trata-se de uma produção fruto da rede de pesquisa estabelecida entre o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o Grupo de Investigación y Asesoramiento Didático (GIAD), da Universidade de Barcelona (UB). O livro é composto por 13 capítulos, distribuídos em três partes, articulados por 26 pesquisadores.  Os autores problematizam o tema da inclusão educativa e social como uma bandeira de diversos movimentos sociais para garantir o acesso, a permanência, a participação e o sucesso escolar de forma a construir uma sociedade mais justa, igualitária, democrática e respeitosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlane Freitas Lacerda, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB). Especialista em AEE e Sala de Recurso Multifuncional pela Rede Futura de Ensino (FAVENI). Pedagoga pela Universidade de Itaúna (UIT). Participa do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire vinculada à Universidade do Estado da Bahia. Supervisora Pedagógica do município de Rubim/MG. Email: sirlanefreitas@yahoo.com.br

Fábio Viana Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Educação (PPGEd/UESB). Especialista em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Pedagogo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE/CNPq). Atualmente é Chefe de Divisão de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga/BA.  E-mail: fabioviana.pedagogo@gmail.com

Tábitta Caldas Lima Mangabeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação (PPGED/UESB) e Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Participa do Centro de Pesquisas e Estudos Pedagógicos (CEPEP/UESB/CNPq). Email: tabittalima@hotmail.com

Referências

COSTA, G. S.; RAJADELL-PUIGGRÒS, N.; NUNES, C. P. (org). Educação e inclusão: desafios formativos e curriculares. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2020. 264p.

Downloads

Publicado

11/06/2023

Como Citar

LACERDA, S. F.; VIANA SANTOS, F.; MANGABEIRA, T. C. L. DIÁLOGOS INCLUSIVOS: DESAFIOS, CURRÍCULOS E POLÍTICAS. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–7, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.6006. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6006. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas