FASES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE BONS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6040

Palavras-chave:

Bom professor, Desenvolvimento profissional de professores, Narrativas autobiográficas

Resumo

O desenvolvimento profissional docente é um processo formativo que se dá ao longo da vida ao aproximar-se do modelo cultural do chamado bom professor. O objetivo desta pesquisa é compreender as fases formativas a partir de relatos autobiográficos. O procedimento metodológico utilizado foi a entrevista narrativa, realizada individualmente com cada professor/a e um grupo focal que reuniu os três participantes. Três fases comuns foram identificadas nas narrativas dos três professores universitários: a negação, a transformação e a afirmação. O processo permite a compreensão de que o bom professor não nasce pronto, mas vai se formando, se adaptando pelo caminho em contato direto com seus alunos (e, talvez em menor escala, outros membros da instituição escolar), sendo que a alteridade parece ser o fio condutor. Evidencia-se a necessidade de um processo reflexivo-formativo contínuo do professor para que, no percurso se perceba oportunidades de se fazer um bom docente.

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Biografia do Autor

Leandro Barreto Dutra, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Professor Assistente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Professora aposentada da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

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Publicado

25/12/2023

Como Citar

DUTRA, L. B.; MARTINES, E. A. L. de M. FASES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE BONS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–17, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.6040. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6040. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos