FASES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE BONS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6040Palavras-chave:
Bom professor, Desenvolvimento profissional de professores, Narrativas autobiográficasResumo
O desenvolvimento profissional docente é um processo formativo que se dá ao longo da vida ao aproximar-se do modelo cultural do chamado bom professor. O objetivo desta pesquisa é compreender as fases formativas a partir de relatos autobiográficos. O procedimento metodológico utilizado foi a entrevista narrativa, realizada individualmente com cada professor/a e um grupo focal que reuniu os três participantes. Três fases comuns foram identificadas nas narrativas dos três professores universitários: a negação, a transformação e a afirmação. O processo permite a compreensão de que o bom professor não nasce pronto, mas vai se formando, se adaptando pelo caminho em contato direto com seus alunos (e, talvez em menor escala, outros membros da instituição escolar), sendo que a alteridade parece ser o fio condutor. Evidencia-se a necessidade de um processo reflexivo-formativo contínuo do professor para que, no percurso se perceba oportunidades de se fazer um bom docente.
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