SOFISTAS DAS REDES SOCIAIS: O DESAFIO POR UMA EDUCAÇÃO QUE ENSINE A PENSAR CRITICAMENTE
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6104Palavras-chave:
Sofistas, Redes sociais, Verdade, Educação, PlatãoResumo
As redes sociais deram voz a todos que podem e desejam usá-las para repercutir suas ideias. Os usuários de redes sociais podem ser comparados aos sofistas, que eram um tipo de pensadores freelancer que percorriam as cidades gregas ensinando e divulgando suas ideias. Os sofistas foram criticados por Platão, Sócrates e Aristóteles por, segundo eles, não ter compromisso com a verdade. Neste ensaio, busco, com base nos diálogos platônicos O Sofista, Fédon, Teeteto, Apologia de Sócrates e Livro VII de A República, a saída apresentada pelos filósofos clássicos para combater o discurso baseado na opinião (conhecimento falso) e não no conhecimento verdadeiro (baseado em fatos). O conhecimento dialético conduz ao conhecimento da essência e, para isso, busca definir e distinguir as ideias, além de considerar as objeções e refutar com base na verdade e não na opinião. Para esse tipo de conhecimento, é necessária uma educação de qualidade, que ensine a pensar e que busque a essência das coisas.
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