SOFISTAS DAS REDES SOCIAIS: O DESAFIO POR UMA EDUCAÇÃO QUE ENSINE A PENSAR CRITICAMENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6104

Palavras-chave:

Sofistas, Redes sociais, Verdade, Educação, Platão

Resumo

As redes sociais deram voz a todos que podem e desejam usá-las para repercutir suas ideias. Os usuários de redes sociais podem ser comparados aos sofistas, que eram um tipo de pensadores freelancer que percorriam as cidades gregas ensinando e divulgando suas ideias. Os sofistas foram criticados por Platão, Sócrates e Aristóteles por, segundo eles, não ter compromisso com a verdade. Neste ensaio, busco, com base nos diálogos platônicos O Sofista, Fédon, Teeteto, Apologia de Sócrates e Livro VII de A República, a saída apresentada pelos filósofos clássicos para combater o discurso baseado na opinião (conhecimento falso) e não no conhecimento verdadeiro (baseado em fatos). O conhecimento dialético conduz ao conhecimento da essência e, para isso, busca definir e distinguir as ideias, além de considerar as objeções e refutar com base na verdade e não na opinião. Para esse tipo de conhecimento, é necessária uma educação de qualidade, que ensine a pensar e que busque a essência das coisas.

 

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Biografia do Autor

Eliseu Roque do Espírito Santo, Instituto Federal Fluminense

Eliseu Roque do Espírito Santo é Licenciado em Pedagogia  e Filosofia, tem pós-graduação lato sensu em Educação a Distância e é mestre e doutor em teologia na área de concentração educação e religião. É professor de educação do Instituto Federal Fluminense - campus Itaperuna.

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Publicado

11/06/2023

Como Citar

ESPÍRITO SANTO, E. R. do. SOFISTAS DAS REDES SOCIAIS: O DESAFIO POR UMA EDUCAÇÃO QUE ENSINE A PENSAR CRITICAMENTE. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–13, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.6104. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6104. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios