A imaginação criadora no ensino de arte: uma análise na perspectiva histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6261

Palavras-chave:

Criatividade. Arte-educação. Teoria histórico-cultural.

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa de doutorado em Educação que realizou uma análise da concepção de criatividade em contextos escolares e a imaginação criadora nos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de artes visuais. A pesquisa utilizou como metodologia dois processos interligados, sendo o primeiro o levantamento bibliográfico das concepções de criatividade numa perspectiva histórica, discutindo esse conceito com base no aporte da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento humano. O segundo momento consistiu na observação participativa de aulas de arte em duas escolas distintas da rede pública, buscando investigar como a criatividade é concebida e como essa compreensão pode influenciar na organização do ensino para o desenvolvimento da imaginação criadora. A análise levou a concluir que existe a necessidade de trazer à tona o conceito de criatividade na formação de professores e desenvolver pesquisas sobre o tema numa perspectiva histórico-cultural. Essa compreensão pode levar a transformações no modo de abordar a imaginação criadora nas aulas de artes assim como nos demais componentes curriculares dentro de uma visão integradora.

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Biografia do Autor

Ana Rita Silva, Instituto Federal de Educação de Goiás

Doutora em Educação pela PUC-GO. Professora de Arte no Instituto Federal de Educação de Goiás. Professora do Mestrado Profisisonal e m Artes do IFG. Membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa InComum do IFG  e Grupo de Pesquisa em Artes e Audiovisual do IFG.

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

SILVA, A. R. A imaginação criadora no ensino de arte: uma análise na perspectiva histórico-cultural. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–23, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6261. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6261. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos