A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6266Palavras-chave:
Ensino de Física, Psicanálise, Motivação, Sentido, SignificadoResumo
Apresentamos neste artigo os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram ao abandono do curso. Para isso, fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, em uma proposta que investiga a utilização da Psicanálise em situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio desta investigação, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para a permanência e/ou evasão do aluno na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Levantamos dados na Seção de Ensino da Universidade, sobre os índices de evasão dos alunos do curso e depois fizemos entrevistas com alguns alunos matriculados, em diferentes períodos, para procurar estabelecer vínculos com o curso de Física.
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