A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6266

Palavras-chave:

Ensino de Física, Psicanálise, Motivação, Sentido, Significado

Resumo

Apresentamos neste artigo os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram ao abandono do curso. Para isso, fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, em uma proposta que investiga a utilização da Psicanálise em situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio desta investigação, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para a permanência e/ou evasão do aluno na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Levantamos dados na Seção de Ensino da Universidade, sobre os índices de evasão dos alunos do curso e depois fizemos entrevistas com alguns alunos matriculados, em diferentes períodos, para procurar estabelecer vínculos com o curso de Física.

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Biografia do Autor

Gabriel Luiz de Carvalho, Estudante Mestrado, Física, UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestrando em Ciências com ênfase em Física de Materiais pelo FIMAT - Universidade Federal de Ouro Preto.

 

Michele Hidemi Ueno-Guimarães, Departamento de Física, DEFis, UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi professora visitante da Universidade Federal do ABC - área Ensino de Física (2016). Possui pós-doutorado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2016) e pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). Durante o ano de 2015, realizou dois pós-doutorados, um em Psicologia Clínica no Établissement Public Spécialisé en Santé Mentale de Ville-Evrard - Paris e outro em Ciências da Educação na Université Lumière Lyon 2 - Lyon, França. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e Licenciatura plena em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Sua pesquisa concentra-se na área de Formação de professores de Ciências, atuando no Ensino de Física e Ensino Investigativo e na interface Psicanálise e Ensino de Ciências. É professora visitante do Grupo de Pesquisa em Óptica e Sistemas Amorfos, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Participa do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância - LEPSI-MG, vinculado a Faculdade de Educação da UFMG. É líder do "Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da UFOP", criado em Junho de 2018, junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Marinez Meneghello Passos, Departamento de Matemática, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://www.educim.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8856-5521. Bolsista Produtividade do CNPQ - nível 2 - aprovado no Edital 06/2019

 

 

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

CARVALHO, G. L. de; UENO-GUIMARÃES, M. H.; PASSOS, M. M. A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–23, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6266. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6266. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos