HISTÓRIA EM QUADRINHOS PRODUZIDA A PARTIR DA LEITURA EM ELEMENTOS HISTÓRICOS DE ROSALIND FRANKLIN

Autores

Palavras-chave:

Gênero, História da Ciência, Proposta Didática

Resumo

A proposta didática teve o objetivo de compreender a importância das Histórias em Quadrinhos (HQ’s) para a contextualização na História da Ciência (HC), sendo possível reconhecer e dar visibilidade à trajetória de mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação e que servem de exemplos para outras meninas e mulheres, estimulando a formação de jovens pesquisadores a atuarem na área de ciência, tecnologia e inovação. Trata-se de uma pesquisa-ação resultante das ações desenvolvidas em ensino remoto pelo projeto de extensão Meninas e Mulheres na HC. As ações envolveram 83 estudantes de uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino, no período de junho a dezembro de 2020. A produção da HQ a partir da leitura de elementos da história de Rosalind Franklin foi analisada neste estudo, pois acredita-se que ao abordar as relações de gênero em HC, pode-se mobilizar diferentes sentidos em relação à historicidade dos conteúdos científicos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Maria de Gaspari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, RS.

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática, no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa, Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Rúbia Emmel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, RS.

Professora Doutora, na área de Pedagogia, Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa/Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado, Capes/Universidade Federal Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.

Referências

ANDRADE, M. A. B. S. de; CALDEIRA, A. M. A. O modelo de DNA e a Biologia Molecular: inserção histórica para o Ensino de Biologia. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 139-165, 2009.

BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS, 6 de jul. 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/>. Acesso em: 06 de jan. 2021.

BREMM, D.; GÜLLICH, R. I. C. O papel da sistematização da experiência na formação de professores de Ciências e Biologia. Revista Práxis Educacional, v. 16, n. 41, p. 319-342, 2020.

CALAZANS, F. História em quadrinhos na escola. São Paulo: Paulus, 2005. p. 47.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Todos os textos. Uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. 6ª série. 2. ed. São Paulo: Atual, 2003.

CHASSOT, A. A Ciência é masculina? São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.

CORDEIRO, T. L. Contribuições da história de vida da cientista brasileira Bertha Lutz para o ensino de ciências. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.

FRANCO, M. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.

FREITAS, R. P. D. et al. Uma análise do conteúdo de genética no ensino fundamental conforme a BNCC. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 22-40, set./dez. 2021.

GNIPPER, P. Mulheres Históricas: Rosalind Franklin, a injustiçada “mãe do DNA”. 26 de ago. 2016. Disponível em; <https://canaltech.com.br/internet/mulheres-historicas-rosalind-franklin-a-injusticada-mae-do-dna-78101/>. Acesso em 20 de jan. 2021.

GRUBER, A. Covid - 19: o que se sabe sobre a origem da doença. Jornal da USP, 2020. Disponível em: <https://jornal.usp.br/artigos/covid2-o-que-se-sabe-sobre-a-origem-da-doenca/>. Acesso em 20 de jan. 2021.

HOLLIDAY, O. J. Para sistematizar experiências. 2. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006.

IGNOTOFSKY, R. As cientistas: 50 mulheres que mudarão o mundo. São Paulo: Blucher, 2017.

KELLNER, D. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, T. T. da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petropólis: Vozes, 1995. P 104-131.

LÖWY, I. Universalidade da ciência e conhecimentos "situados". Cadernos Pagu, Campinas, v. 15, p. 15-38, 2000.

MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Aprendizagem mais Profunda. In: Metodologia Ativa para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática, Orgs. BACICH, L.; MORAN, J. Porto Alegre, Penso, 2018, p. 1-25.

NEGRI, F. Women in Science: Still Invisible? In: PRUSA, A.; PICANÇO, L. A Snapshot of the Status of Women in Brazil: 2019. Washington, DC: Brazil Institute, Woodrow Wilson Interantional Center for Scholars, 2019. p. 18-19.

OPENSTAX. Imagem da “fotografia 51” retirada em "Estrutura e sequenciamento do DNA: Figura 2. ," by College, Biology (CC BY 3.0). s. d. Disponível em;

<https://openstax.org/books/biology/pages/14-2-dna-structure-and-sequencing>. Acesso em 04 de set. 2020.

ORTIZ, E.; SILVA, M. R. da. O uso de abordagens da história da ciência no ensino de biologia: uma proposta para trabalhar a participação da cientista Rosalind Franklin na construção do modelo da dupla hélice do DNA. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v. 21 (1), p. 106-123, 2016.

OSADA, N. M. Fazendo gênero nas ciências: uma análise das relações de gênero na produção do conhecimento do projeto genoma da Fapesp. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnologica) - Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

PEREIRA, E. G. C.; SANTOS, T. C. dos. O uso de Oficinas de Histórias em Quadrinhos como instrumento de avaliação no ensino de Ciências. In: I Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Anais [...]. Volta Redonda, 2009, p. 75.

PIZARRO, M. V. As histórias em quadrinhos como linguagem e recurso didático no ensino de ciências. In: Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências, 7, 2009, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

PORLÁN, R.; MARTÍN, J. El diario del profesor: um recurso para investigación em

el aula. Díada: Sevilla, 2001.

REZNIK, G. Como adolescentes do sexo feminino percebem a ciência e os cientistas? Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2014.

SANTOS GOUW, A. M. As opiniões, interesses e atitudes dos jovens brasileiros frente à ciência: uma avaliação em âmbito nacional. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SCHEID, N. M. J.; FERRARI, N. A história da ciência como aliada no ensino de genética. Genética na escola, v. 1, n. 1, 2006.

SCHEID, N. M. J.; FERRARI, N.; DELIZOICOV, D. A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, 2005.

SCHIEBINGER, L. Mais mulheres na ciência: questões de conhecimento. História, Ciências, Saúde- Manguinhos, v.15 supl.0, Rio de Janeiro, p. 269-281, jun. 2008.

SCHIEBINGER, L. Ampliando a participação das mulheres na ciência: questões relativas aos conhecimentos. Harvard Journal of Law & Gender, Tradução de Neide M. Osada, v. 30, p. 365-378, 2007.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

TOLENTINO-NETO, L. C. B. de. Os interesses e posturas de jovens adultos frente às Ciências: resultados do Projeto ROSE aplicado no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Â.; VERGUEIRO, W. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

Downloads

Publicado

11/06/2023

Como Citar

GASPARI, A. M. de; EMMEL, R. HISTÓRIA EM QUADRINHOS PRODUZIDA A PARTIR DA LEITURA EM ELEMENTOS HISTÓRICOS DE ROSALIND FRANKLIN. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6306. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências