Gestão do conhecimento acadêmico no âmbito da 4ª Revolução Industrial
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6462Palavras-chave:
Indústria 4.0, Mundo do trabalho, Competências, Gestão do conhecimentoResumo
O ensaio discute as características da 4ª Revolução Industrial, as demandas impostas por este novo momento ao mundo do trabalho, bem como as competências necessárias aos profissionais para atender às novas exigências. Como consequência evidenciada pelos autores durante o texto, mudanças nos sistemas educacionais podem ser discutidas, a fim de acompanhar o desenvolvimento de competências e habilidades que dotem os novos trabalhadores para lidar com a chamada Indústria 4.0. A partir das referidas competências, uma aplicação da gestão do conhecimento é proposta neste ensaio, como uma forma adaptada dos conceitos que surgem no ambiente corporativo, mas que podem ser transportados, considerando uma análise crítica, para a gestão do conhecimento oriundo dos sistemas educacionais.
Downloads
Referências
BECKER, Till; STERN, Hendrik. Future Trends in Human Work area Design for CyberPhysical Production Systems. Procedia CIRP, v. 57, p. 404-409, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procir.2016.11.070
BENEŠOVÁ, Andrea; TUPA, Jiří. Requirements for Education and Qualification of People in Industry 4.0. Procedia Manufacturing, v. 11, p. 2195-2202, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.promfg.2017.07.366
CARUSO, Loris. Digital innovation and the fourth industrial revolution: epochal social changes? AI & SOCIETY, p. 1-14, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s00146-017-0736-1
EDWARDS, Paul; RAMIREZ, Paulina. When should workers embrace or resist new technology? New technology, work and employment, v. 31, n. 2, p. 99-113, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/ntwe.12067
FRANKLIN, Daniel (coord.) – Megatech – As grandes inovações do futuro. Lisboa: Clube do autor, 2017. ISBN: 9789897243936.
FREDDI, Daniela. Digitalisation and employment in manufacturing. AI & SOCIETY, p. 1-11, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s00146-017-0740-5
GEHRKE, Lars et al. A Discussion of Qualifications and Skills in the Factory of the Future: A German and American Perspective. VDI/ASME Industry 4.0 White Paper, p. 1- 28, 2015. Disponível em: http://www.vdi.eu/fileadmin/vdi_de/redakteur/karriere_bilder/VDIASME__2015__White_Paper_final.pdf.
GORECKY, Dominic et al. Human-machine-interaction in the industry 4.0 era. In: 12th IEEE International Conference on Industrial Informatics. p. 289-294, 2014. DOI: https://doi.org/10.1109/INDIN.2014.6945523
HECKLAU, Fabian et al. Holistic approach for human resource management in Industry 4.0. Procedia CIRP, v. 54, p. 1-6, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procir.2016.05.102
HIRSCH-KREINSEN, Hartmut. Digitization of industrial work: development paths and prospects. Journal for Labour Market Research, v. 49, n. 1, p. 1-14, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s12651-016-0200-6
JASIULEWICZ-KACZMAREK, Malgorzata et al. The Maintenance Management in the Macro-Ergonomics Context. In: Advances in Social & Occupational Ergonomics. Springer International Publishing, 2017. p. 35-46. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-41688-5_4
PETERS, Michael A. Technological unemployment: Educating for the fourth industrial revolution. Educational Philosophy and Theory, v. 49, n. 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/00131857.2016.1177412
PROBST, Gilbert, RAUB, Steffen; RONHARDT, Kai. Gestão do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
ROMERO, David et al. The Operator 4.0: Human Cyber-Physical Systems & Adaptive Automation towards Human-Automation Symbiosis Work Systems. In: APMS (Advances in Production Management Systems). 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-51133-7_80
SALENTO, Angelo. Digitalisation and the regulation of work: theoretical issues and normative challenges. AI & SOCIETY, p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.1007/s00146-017-0738-z
SCHUH, Günther et al. Promoting work-based learning through industry 4.0. Procedia CIRP, v. 32, p. 82-87, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procir.2015.02.213
SCHWAB, Klaus. The Fourth Industrial Revolution. Genebra: World Economic Forum, 2016.
SHAMIM, Saqib et al. Management approaches for Industry 4.0: A human resource management perspective. In: Evolutionary Computation (CEC), 2016 IEEE Congress on. IEEE, 2016. p. 5309-5316. DOI: https://doi.org/10.1109/CEC.2016.7748365
SOARES, Matias Gonsales. A Quarta Revolução Industrial e seus possíveis efeitos no direito, economia e política. Universidade Autónoma de Lisboa. 2018. Disponível em (https://www.boletimjuridico.com.br/artigos/direito-economico/4013/a-quarta-revolucao-industrial-seus-possiveis-efeitos-direito-economia-politica)
SOUZA, José Cavalcante de Souza (coord.) Traduções: José Cavalcante de Souza e outros. Os Pré-Socráticos - Vida e Obra [em linha]. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 1996. [consult. 24 de mar. 2018]. Disponível em: https://sublimefilosofia.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Os-Pre-socraticos-Colecao-Os-Pensadores-1996.pdf
TESSARINI JUNIOR, Geraldo; SALTORATO, Patrícia. Impactos da Indústria 4.0 na organização do trabalho: uma revisão sistemática da literatura. Revista Produção Online. Florianópolis, SC, v. 18, n. 2, p. 743-769, 2018. Disponível em https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/2967.
VICELI, Luciana Helena de Oliveira; FAUSTINO, Rosângela Célia. Implicações da história do trabalho na formação da prática educacional. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 7, p. 861-879, jan./dez., 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4767.
WORLD ECONOMIC FORUM - Annual Meeting Report - Davos-Klosters: weforum. 20-23 jan. 2016 [em linha]. [consult. 24 de mar. 2018]. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_AM16_Report.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).