Gestão do conhecimento acadêmico no âmbito da 4ª Revolução Industrial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6462

Palavras-chave:

Indústria 4.0, Mundo do trabalho, Competências, Gestão do conhecimento

Resumo

O ensaio discute as características da 4ª Revolução Industrial, as demandas impostas por este novo momento ao mundo do trabalho, bem como as competências necessárias aos profissionais para atender às novas exigências. Como consequência evidenciada pelos autores durante o texto, mudanças nos sistemas educacionais podem ser discutidas, a fim de acompanhar o desenvolvimento de competências e habilidades que dotem os novos trabalhadores para lidar com a chamada Indústria 4.0. A partir das referidas competências, uma aplicação da gestão do conhecimento é proposta neste ensaio, como uma forma adaptada dos conceitos que surgem no ambiente corporativo, mas que podem ser transportados, considerando uma análise crítica, para a gestão do conhecimento oriundo dos sistemas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Marcelo Pedroso Pereira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Ciências Ambientais. Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), Santarém-PA-Brasil.

Celson Pantoja Lima

Doutora em Ciências Ambientais. Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém-PA-Brasil.

Carla Marina Costa Paxiúba

Doutor em Engenharia eletrotécnica e de computadores. Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém-PA-Brasil.

Referências

BECKER, Till; STERN, Hendrik. Future Trends in Human Work area Design for CyberPhysical Production Systems. Procedia CIRP, v. 57, p. 404-409, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procir.2016.11.070

BENEŠOVÁ, Andrea; TUPA, Jiří. Requirements for Education and Qualification of People in Industry 4.0. Procedia Manufacturing, v. 11, p. 2195-2202, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.promfg.2017.07.366

CARUSO, Loris. Digital innovation and the fourth industrial revolution: epochal social changes? AI & SOCIETY, p. 1-14, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s00146-017-0736-1

EDWARDS, Paul; RAMIREZ, Paulina. When should workers embrace or resist new technology? New technology, work and employment, v. 31, n. 2, p. 99-113, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/ntwe.12067

FRANKLIN, Daniel (coord.) – Megatech – As grandes inovações do futuro. Lisboa: Clube do autor, 2017. ISBN: 9789897243936.

FREDDI, Daniela. Digitalisation and employment in manufacturing. AI & SOCIETY, p. 1-11, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s00146-017-0740-5

GEHRKE, Lars et al. A Discussion of Qualifications and Skills in the Factory of the Future: A German and American Perspective. VDI/ASME Industry 4.0 White Paper, p. 1- 28, 2015. Disponível em: http://www.vdi.eu/fileadmin/vdi_de/redakteur/karriere_bilder/VDIASME__2015__White_Paper_final.pdf.

GORECKY, Dominic et al. Human-machine-interaction in the industry 4.0 era. In: 12th IEEE International Conference on Industrial Informatics. p. 289-294, 2014. DOI: https://doi.org/10.1109/INDIN.2014.6945523

HECKLAU, Fabian et al. Holistic approach for human resource management in Industry 4.0. Procedia CIRP, v. 54, p. 1-6, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procir.2016.05.102

HIRSCH-KREINSEN, Hartmut. Digitization of industrial work: development paths and prospects. Journal for Labour Market Research, v. 49, n. 1, p. 1-14, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s12651-016-0200-6

JASIULEWICZ-KACZMAREK, Malgorzata et al. The Maintenance Management in the Macro-Ergonomics Context. In: Advances in Social & Occupational Ergonomics. Springer International Publishing, 2017. p. 35-46. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-41688-5_4

PETERS, Michael A. Technological unemployment: Educating for the fourth industrial revolution. Educational Philosophy and Theory, v. 49, n. 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/00131857.2016.1177412

PROBST, Gilbert, RAUB, Steffen; RONHARDT, Kai. Gestão do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.

ROMERO, David et al. The Operator 4.0: Human Cyber-Physical Systems & Adaptive Automation towards Human-Automation Symbiosis Work Systems. In: APMS (Advances in Production Management Systems). 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-51133-7_80

SALENTO, Angelo. Digitalisation and the regulation of work: theoretical issues and normative challenges. AI & SOCIETY, p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.1007/s00146-017-0738-z

SCHUH, Günther et al. Promoting work-based learning through industry 4.0. Procedia CIRP, v. 32, p. 82-87, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procir.2015.02.213

SCHWAB, Klaus. The Fourth Industrial Revolution. Genebra: World Economic Forum, 2016.

SHAMIM, Saqib et al. Management approaches for Industry 4.0: A human resource management perspective. In: Evolutionary Computation (CEC), 2016 IEEE Congress on. IEEE, 2016. p. 5309-5316. DOI: https://doi.org/10.1109/CEC.2016.7748365

SOARES, Matias Gonsales. A Quarta Revolução Industrial e seus possíveis efeitos no direito, economia e política. Universidade Autónoma de Lisboa. 2018. Disponível em (https://www.boletimjuridico.com.br/artigos/direito-economico/4013/a-quarta-revolucao-industrial-seus-possiveis-efeitos-direito-economia-politica)

SOUZA, José Cavalcante de Souza (coord.) Traduções: José Cavalcante de Souza e outros. Os Pré-Socráticos - Vida e Obra [em linha]. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 1996. [consult. 24 de mar. 2018]. Disponível em: https://sublimefilosofia.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Os-Pre-socraticos-Colecao-Os-Pensadores-1996.pdf

TESSARINI JUNIOR, Geraldo; SALTORATO, Patrícia. Impactos da Indústria 4.0 na organização do trabalho: uma revisão sistemática da literatura. Revista Produção Online. Florianópolis, SC, v. 18, n. 2, p. 743-769, 2018. Disponível em https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/2967.

VICELI, Luciana Helena de Oliveira; FAUSTINO, Rosângela Célia. Implicações da história do trabalho na formação da prática educacional. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 7, p. 861-879, jan./dez., 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4767.

WORLD ECONOMIC FORUM - Annual Meeting Report - Davos-Klosters: weforum. 20-23 jan. 2016 [em linha]. [consult. 24 de mar. 2018]. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_AM16_Report.pdf

Downloads

Publicado

30/12/2022

Como Citar

PEREIRA, P. M. P.; LIMA, C. P.; PAXIÚBA, C. M. C. Gestão do conhecimento acadêmico no âmbito da 4ª Revolução Industrial . EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–15, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6462. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6462. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

Seção

Ensaios