Caminhos para a implantação de uma educação transformadora no âmbito do sistema prisional: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e do(a) professor(a)
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6540Palavras-chave:
Mulher Encarcerada. Pedagogia Histórico-Crítica. Papel do(a) Professor(a).Resumo
O artigo tem o objetivo de incitar o debate sobre o desencarceramento feminino buscando refletir sobre caminhos alternativos à prisão. Nesta perspectiva, salientamos as contribuições da pedagogia histórico-crítica e do(a) professor(a) na construção de uma educação transformadora no cárcere. Defendemos que, por meio de uma prática pedagógica a partir da concepção teórica da pedagogia histórico-crítica, seja possível viabilizar às mulheres encarceradas o acesso ao conhecimento historicamente produzido, para que, assim, adquiram consciência da necessidade da transformação social e potencializem a luta em defesa dos grupos sociais mais vulneráveis, principalmente, dos pobres, da população negra e afrodescendentes que constitui a maioria nas prisões; bem como o debate sobre caminhos alternativos ao encarceramento, tendo em vista uma outra forma de sociabilidade em que a prisão não seja a principal forma de punição.
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