CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6551

Palavras-chave:

Ensino de biologia, Educação, Biologia Vegetal

Resumo

O livro didático é encontrado em todas as escolas públicas do país sendo o recurso mais utilizado pelos professores em sala de aula. Visto isso, deve-se observar a qualidade do livro didático para uma melhor assertividade em seu uso no cotidiano escolar. Com essa finalidade, este trabalho realizou a análise quali-quantitativa de três livros didáticos utilizados pelos professores em sala de aula de três escolas públicas de Ensino Médio do município de Ariquemes – RO. Os critérios utilizados nas análises dos livros foram adaptados. Para complementar os resultados, utilizou-se a estatística multivariada através da técnica exploratória de sintetização dos dados denominada Análise de Componentes Principais e o gráfico tipo “radar”. Os resultados mostram discrepante qualidade entre os livros e variações, ora positivas, ora negativas, a depender dos critérios. Houve grande variação nos resultados obtidos de um livro para outro onde quali-quantitativamente o livro 2 adotado pelo Colégio II teve melhor desempenho em relação ao livro 1 adotado pelo Colégio I e o livro 3 escolhido pelo Colégio III, respectivamente.

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Biografia do Autor

Jeferson Souza da Costa, IFRO-Campus Ariquemes

Licenciado em Ciências Biológicas

Ludmila de Freitas, IFRO-Campus Ariquemes

Bióloga, mestre (Biologia Vegetal), Doutora e Pós-doutora em Ciência do solo

Ivanildo Amorim de Oliveira, IFRO-Campus Ariquemes

Doutor em Ciência do solo. Instituto Federal de Rondônia, Ariquemes, Brasil. 

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Publicado

11/06/2023

Como Citar

COSTA, J. S. da; FREITAS, L. de; OLIVEIRA, I. A. de. CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–19, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.6551. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6551. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos