MILITARIZAÇÃO NAS ESCOLAS: UMA QUESTÃO MORAL E DE PERIGO SOCIAL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6593

Palavras-chave:

Moralidade, Conservadorismo, Educação

Resumo

O governo de Jair Bolsonaro optou por implementar o modelo cívico-militar em escolas brasileiras, dividindo opiniões da população. Buscando compreender fatores que interferem na posição das pessoas frente a essa proposta, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a influência dos fundamentos morais e das crenças em um mundo perigoso na favorabilidade em relação à militarização das escolas públicas. Participaram da pesquisa 256 pessoas que responderam ao questionário de fundamentos morais, à escala de crenças em um mundo perigoso e à medida de favorabilidade à militarização. Verificou-se que uma moral conservadora (tendência coesiva) contribuiu com o apoio à militarização, sendo esse efeito parcialmente mediado pela percepção de perigo social. Em conjunto, os resultados evidenciam a importância da compreensão da moralidade e da percepção de perigo social para o entendimento do posicionamento frente à militarização.

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Biografia do Autor

Daniel Oliveira Zacarias, Centro Universitário de Brasília

Mestrando em Psicologia. Centro Universitário de Brasília, Brasília, Brasil.

Luccas Moraes Galli, Centro Universitário de Brasília

Mestrando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia,Brasília, Brasil.

João Gabriel Modesto, Universidade Estadual de GoiásCentro Universitário de Brasília

Doutor em Psicologia Social. Centro Universitário de Brasília, Brasília, Brasil; Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, Brasil

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Publicado

25/12/2023

Como Citar

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Edição

Seção

Artigos Científicos