Pedagogia Histórico-Crítica e formação docente
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6618Palavras-chave:
Formação de professores. Política educacional. Legislação da educação. Escola pública. Rede CobalorAção Tocantins.Resumo
O artigo assenta-se nas discussões desencadeadas no Curso de Extensão/Disciplina Pedagogia Histórico-Crítica: ciência, currículo e didática, ofertado/a na Universidade Federal do Oeste do Pará, em colaboração com outras instituições de ensino superior e grupos de Estudos e Pesquisas vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil. Tem por objetivo apresentar resultados da incursão teórica nas referências do Curso, exclusivamente, de pesquisadores do Materialismo Histórico-Dialético e dedicados ao desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica; e de estudo documental das diretrizes nacionais para a formação de docentes expressas na Constituição Federal de 1988 e no Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024), assim como de documentos da Rede ColaborAção Tocantins, com projeto de formação continuada desenvolvido nos anos de 2020 e 2021. No texto, defende-se como pressuposto que a compreensão dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, destacando a sua relevância como concepção dialética da educação, pode contribuir com a materialização do artigo 205 da Constituição de 1988, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, ao preparo para a cidadania e à qualificação para o trabalho, assim como ao alcance da meta 16 do PNE, que trata formação docente continuada, a partir da democratização dos conhecimentos clássicos. No entanto, é fundamental uma análise contextualizada da educação e formação docente considerando os fatores conjunturais e estruturais.
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