Pedagogia Histórico-Crítica e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2022.6618

Palavras-chave:

Formação de professores. Política educacional. Legislação da educação. Escola pública. Rede CobalorAção Tocantins.

Resumo

O artigo assenta-se nas discussões desencadeadas no Curso de Extensão/Disciplina Pedagogia Histórico-Crítica: ciência, currículo e didática, ofertado/a na Universidade Federal do Oeste do Pará, em colaboração com outras instituições de ensino superior e grupos de Estudos e Pesquisas vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil. Tem por objetivo apresentar resultados da incursão teórica nas referências do Curso, exclusivamente, de pesquisadores do Materialismo Histórico-Dialético e dedicados ao desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica; e de estudo documental das diretrizes nacionais para a formação de docentes expressas na Constituição Federal de 1988 e no Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024), assim como de documentos da Rede ColaborAção Tocantins, com projeto de formação continuada desenvolvido nos anos de 2020 e 2021. No texto, defende-se como pressuposto que a compreensão dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, destacando a sua relevância como concepção dialética da educação, pode contribuir com a materialização do artigo 205 da Constituição de 1988, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, ao preparo para a cidadania e à qualificação para o trabalho, assim como ao alcance da meta 16 do PNE, que trata formação docente continuada, a partir da democratização dos conhecimentos clássicos. No entanto, é fundamental uma análise contextualizada da educação e formação docente considerando os fatores conjunturais e estruturais.

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Biografia do Autor

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins

Doutora e Mestra em Educação, Graduada em Pedagogia. Professora da Universidade Federal do Tocantins (Pedagogia, PPGE/Mestrado e PGEDA/Doutorado). UFT, Campus de Palmas

Leonardo Victor dos Santos, Sistema Estadual de Ensino do Tocantins

Mestre em Educação, Graduado em Pedagogia. Professor do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins.

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Publicado

23/01/2022

Como Citar

LAGARES, R.; SANTOS, L. V. dos. Pedagogia Histórico-Crítica e formação docente. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 9, p. 1–16, 2022. DOI: 10.26568/2359-2087.2022.6618. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6618. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático