INGRESSO DE COTISTAS NEGRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7122Palavras-chave:
Ações afirmativas, Ensino Superior, Lei de Cotas, Mulheres Negras, PedagogiaResumo
Este trabalho analisa o ingresso de alunas cotistas negras na Universidade Federal de Rondônia, Campus José Ribeiro Filho, no período de 2013 e 2020, através da implantação da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), nos processos seletivos. Tendo em vista a abrangência do tema, delimitaram-se os estudos ao Núcleo Acadêmico de Ciências Humanas, uma vez que engloba o maior número de cursos de graduação e grande parte das licenciaturas, dentre elas optou-se pelo curso de Pedagogia, tendo em vista ser o mais concorrido da unidade e ter o maior número de inscritos em razão do número de vagas. Quanto à metodologia, a abordagem é qualitativa, com procedimentos bibliográfico e documental, exploratória e descritiva, a qual enfatizou a análise de dados encontrados nos processos seletivos do período. Consideramos ao final que a política de cotas é uma importante medida para a inclusão das mulheres negras no Ensino Superior.
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