INGRESSO DE COTISTAS NEGRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7122

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Ensino Superior, Lei de Cotas, Mulheres Negras, Pedagogia

Resumo

Este trabalho analisa o ingresso de alunas cotistas negras na Universidade Federal de Rondônia, Campus José Ribeiro Filho, no período de 2013 e 2020, através da implantação da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), nos processos seletivos. Tendo em vista a abrangência do tema, delimitaram-se os estudos ao Núcleo Acadêmico de Ciências Humanas, uma vez que engloba o maior número de cursos de graduação e grande parte das licenciaturas, dentre elas optou-se pelo curso de Pedagogia, tendo em vista ser o mais concorrido da unidade e ter o maior número de inscritos em razão do número de vagas. Quanto à metodologia, a abordagem é qualitativa, com procedimentos bibliográfico e documental, exploratória e descritiva, a qual enfatizou a análise de dados encontrados nos processos seletivos do período. Consideramos ao final que a política de cotas é uma importante medida para a inclusão das mulheres negras no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Aparecida Luzia Alzira Zuin, Universidade Federal de Rondônia

Docente dos Programas de Pós-Graduação: Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA) Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) e Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutora em Comunicação e Semiótica. Pós-doutorado em Direito, pela UERJ (Linha Políticas Públicas Urbanas). Pós-doutorado em Estudos Culturais (UFRJ). Lotada no Departamento de Ciências Jurídicas (UNIR). Líder do Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Amazônia (CEJAM) e do Grupo de Estudos Semióticos em Jornalismo (GESJOR). Pesquisadora atuando nas seguintes áreas: Direito da Cidade (Políticas Públicas Urbanas; Cidades Educadoras e Sustentáveis); Comunicação e Direito Alimentar (comunicação socioambiental; alimento como direito humano; sociedade do risco; produção, consumo e mercado); Comunicação e Semiótica (Semiótica Jurídica; Mídia, Redes Sociais, Política, Democracia e Tecnologias (esfera pública e esfera privada na Internet); Educação, Direito e Política (Gestão, Estado e Ações Afirmativas para negros, indígenas e população de baixa renda na Amazônia Ocidental).

André Luiz Pestana Carneiro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (PPGE/UNIR), Graduado em Direito pela UNIR. Licenciado em Ciências Sociais. É integrante voluntário do grupo de pesquisa no Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Amazônia - CEJAM, com ênfase em Políticas Públicas Educacionais. Técnico-Administrativo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisador na área de Direito e Educação; Políticas Públicas; Ações Afirmativas; Minorias.

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Publicado

11/06/2023

Como Citar

ZUIN, A. L. A.; CARNEIRO, A. L. P. INGRESSO DE COTISTAS NEGRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–23, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.7122. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7122. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos