AS INFLUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO NO TRABALHO DO PROFESSOR BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7357Palavras-chave:
Neoliberalismo, Educação, Docência, InstruçãoResumo
Este artigo analisa as influências neoliberais no Estado e nas políticas educacionais brasileiras das últimas décadas e as mudanças ocasionadas por essas políticas na atuação profissional do professor. A partir de uma pesquisa bibliográfica que descreve o modelo econômico neoliberal e resgata a sua chegada ao Brasil dos anos 1990, buscou-se compreender as transformações que esse modelo trouxe ao Estado brasileiro e às escolas nos últimos anos a fim de se fazer uma leitura crítica sobre como a descaracterização do trabalho do professor vem acontecendo na contemporaneidade. Percebe-se que a proposta avaliativa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que responde à necessidade neoliberal de controle dos serviços públicos, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outras propostas governamentais, transformam cotidianamente as atividades da escola e as práticas do professor, controlando o que e como ele ensina e alinhando o seu trabalho às premissas neoliberais.
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