AS INFLUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO NO TRABALHO DO PROFESSOR BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7357

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Educação, Docência, Instrução

Resumo

Este artigo analisa as influências neoliberais no Estado e nas políticas educacionais brasileiras das últimas décadas e as mudanças ocasionadas por essas políticas na atuação profissional do professor. A partir de uma pesquisa bibliográfica que descreve o modelo econômico neoliberal e resgata a sua chegada ao Brasil dos anos 1990, buscou-se compreender as transformações que esse modelo trouxe ao Estado brasileiro e às escolas nos últimos anos a fim de se fazer uma leitura crítica sobre como a descaracterização do trabalho do professor vem acontecendo na contemporaneidade. Percebe-se que a proposta avaliativa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que responde à necessidade neoliberal de controle dos serviços públicos, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outras propostas governamentais, transformam cotidianamente as atividades da escola e as práticas do professor, controlando o que e como ele ensina e alinhando o seu trabalho às premissas neoliberais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Stoffels, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Educação. UEG, Inhumas, Brasil.

Wesley Luis Carvalhaes, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Letras e Linguística. UEG, Inhumas,  Brasil.

Daniella Lopes de Souza Machado, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Educação. UEG, Inhumas, Brasil. 

Referências

BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.

CARINHATO, Pedro Henrique. Neoliberalismo, reforma do Estado e políticas sociais nas últimas décadas do século XX no Brasil. Aurora, nº 3, p. 37-46, dezembro, 2008.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Qual é o sentido da escola? In: COÊLHO, Ildeu Moreira. (org.) Escritos sobre o sentido da Escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 59-85.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Formar professores para uma outra escola. In: COÊLHO, Ildeu Moreira. (org.) Escritos sobre o sentido da Escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012b. p. 87-107.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Bointempo, 2016.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Editora Boitempo, 2019.

LIMA, Marcio Javan Camelo de. Neoliberalismo e educação. Studia Diversa, CCAE-UFPB, vol. 1, nº. 1, p. 44-61, outubro, 2007.

MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 1530 – 1555, out./dez., 2014.

MARQUES, Luciana Rosa. Repercussões da nova gestão pública na gestão da educação: um estudo da rede estadual de Goiás. Educar em Revista [on-line], Curitiba, v. 36, e69772, p. 1-18, 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/er/a/sZktftH73Rxt4DnHCmKrnFp/?lang=pt#>. Acesso em 30 mar. 2022.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

PARO, Vitor Henrique. Parem de preparar para o trabalho!!! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In: FERRETTI, Celso João; SILVA JÚNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, Maria Rita N. (Org.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999. p. 101-120.

PIRES, Maria Fernanda Chiri; REIS JÚNIOR, Reinaldo de Lima. T. Globalização, neoliberalismo e universidade: algumas considerações. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 29-39, fev., 1999.

ROCHA, Camila. Menos Marx, mais Mises: O liberalismo e a nova direita no Brasil. São Paulo: Todavia, 2021.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2018.

SILVA, Maria Abádia da. O Consenso de Washington e a privatização na educação brasileira. Linhas Crí¬ticas, Brasília, v. 11, n. 21, p. 255–264, 2005. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3251. Acesso em 13 abr. 2022.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

Downloads

Publicado

30/12/2023

Como Citar

STOFFELS, F.; CARVALHAES, W. L.; MACHADO, D. L. de S. AS INFLUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO NO TRABALHO DO PROFESSOR BRASILEIRO. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–25, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.7357. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7357. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático