DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7477Palavras-chave:
Medicalização. , Patologização. , Psicologia Escolar. , Formação de Professores/as.Resumo
Trata-se de entrevista com Lygia de Souza Viégas, cujas contribuições ao campo da psicologia escolar e ao debate dos aspectos políticos, sociais e históricos que atravessam a temática da medicalização da vida escolar, são reconhecidos nacional e internacionalmente. É uma das organizadoras do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e atua com formação de professores/as em uma perspectiva crítica. A entrevista foi realizada em março de 2022, por meio do Google Meet, com base em roteiro previamente elaborado. A gravação foi transcrita na íntegra e, após revisão textual, foi submetida à análise da entrevistada que alterou os aspectos que julgou pertinentes e autorizou a publicação. Além de abordar elementos históricos do processo de construção e enfrentamento às queixas escolares, a entrevistada apresenta as contribuições mais recentes do Fórum para o combate à patologização e medicalização da vida, apresentando importantes contribuições para a formação de psicólogos/as e professores/as.
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Referências
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