DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7477

Palavras-chave:

Medicalização. , Patologização. , Psicologia Escolar. , Formação de Professores/as.

Resumo

Trata-se de entrevista com Lygia de Souza Viégas, cujas contribuições ao campo da psicologia escolar e ao debate dos aspectos políticos, sociais e históricos que atravessam a temática da medicalização da vida escolar, são reconhecidos nacional e internacionalmente. É uma das organizadoras do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e atua com formação de professores/as em uma perspectiva crítica. A entrevista foi realizada em março de 2022, por meio do Google Meet, com base em roteiro previamente elaborado. A gravação foi transcrita na íntegra e, após revisão textual, foi submetida à análise da entrevistada que alterou os aspectos que julgou pertinentes e autorizou a publicação. Além de abordar elementos históricos do processo de construção e enfrentamento às queixas escolares, a entrevistada apresenta as contribuições mais recentes do Fórum para o combate à patologização e medicalização da vida, apresentando importantes contribuições para a formação de psicólogos/as e professores/as.

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Biografia do Autor

Ana Laura Salomão Pereira Fernandes, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia; Integrante do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação (GAEPPE); Membra do Programa de Extensão Incubadora de Cooperativas Populares INCOOP/Unir.

Julia Cavalcante Pietrobeli, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia; Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa; Integrou o Programa de Educação pelo Trabalho – PET- Saúde/Interprofissionalidade. 

Marli Lucia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988); Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000); Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela mesma instituição (2005); Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014) . É professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia, atuando na graduação e no Mestrado em Psicologia. Membro da ABRAPEE e do GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP; pesquisadora e líder do GAEPPE: Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação (UNIR). Vice Líder do Grupo Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica (USP). Membro do Conselho Editorial da EDUFRO, da Revista Êxitus (UFOPA) e da Revista EDUCA (UNIR). Editora de Seção da Revista Psicologia Escolar e Educacional da ABRAPEE. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação e da Psicologia Escolar investigando, principalmente, os processos de escolarização e sua significação para os sujeitos; a apropriação das políticas educacionais no cotidiano escolar e na formação de Professores.

Referências

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Publicado

26/12/2023

Como Citar

FERNANDES, A. L. S. P.; PIETROBELI, J. C.; ZIBETTI, M. L. T. DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 01–16, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.7477. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7477. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas