CONCEPÇÕES TEÓRICAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7896Palavras-chave:
Transtorno do Espectro do Autismo, Teorias da Aprendizagem, Formação de Professores, InclusãoResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno de neurodesenvolvimento que apresenta características comportamentais individualizadas, alterações na socialização e na comunicação. Desse modo, essas crianças apresentam necessidades específicas e de acompanhamento pedagógico. O texto apresenta o seguinte problema de pesquisa: Quais concepções teóricas podem embasar a prática pedagógica para a aprendizagem de crianças com TEA? Para tanto, define como objetivo analisar teorias de aprendizagem a fim de embasar a prática docente na inclusão de alunos com TEA. A abordagem metodológica adotada foi um ensaio teórico qualitativo do tipo bibliográfico. Como principais resultados, evidencia-se uma análise acerca dos postulados das Teorias do Comportamento de Skinner, Teoria do desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget e Teoria Histórico Cultural de Lev Vygotsky, sendo a última o enfoque desta pesquisa. Identifica-se que destas abordagens oferecem técnicas e procedimentos que visam oportunizar, por meio da prática pedagógica, a aprendizagem por meio das habilidades necessárias neste processo. Somado a isso, aponta a necessidade de uma formação inicial e continuada dos professores que atuam no Ensino Fundamental voltada a educação inclusiva, a importância de ampliar os conhecimentos científicos a respeito do TEA, e a relevância das teorias elencadas frente a aprendizagem da criança com TEA.
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