CONCEPÇÕES TEÓRICAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7896

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Teorias da Aprendizagem, Formação de Professores, Inclusão

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno de neurodesenvolvimento que apresenta características comportamentais individualizadas, alterações na socialização e na comunicação. Desse modo, essas crianças apresentam necessidades específicas e de acompanhamento pedagógico. O texto apresenta o seguinte problema de pesquisa: Quais concepções teóricas podem embasar a prática pedagógica para a aprendizagem de crianças com TEA? Para tanto, define como objetivo analisar teorias de aprendizagem a fim de embasar a prática docente na inclusão de alunos com TEA. A abordagem metodológica adotada foi um ensaio teórico qualitativo do tipo bibliográfico. Como principais resultados, evidencia-se uma análise acerca dos postulados das Teorias do Comportamento de Skinner, Teoria do desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget e Teoria Histórico Cultural de Lev Vygotsky, sendo a última o enfoque desta pesquisa. Identifica-se que destas abordagens oferecem técnicas e procedimentos que visam oportunizar, por meio da prática pedagógica, a aprendizagem por meio das habilidades necessárias neste processo. Somado a isso, aponta a necessidade de uma formação inicial e continuada dos professores que atuam no Ensino Fundamental voltada a educação inclusiva, a importância de ampliar os conhecimentos científicos a respeito do TEA, e a relevância das teorias elencadas frente a aprendizagem da criança com TEA.  

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Biografia do Autor

Mislane Santiago Coelho, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia – PPGE/UNIR; Graduação em Pedagogia UNIR (2014). Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Unyleya do Rio de Janeiro RJ (2019) e em Psicopedagogia Clinica e Institucional pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto de Santa Cruz do Sul - RS (2021); Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Neurociência e Alfabetização. Neuropsicopedagoga, Psicopedagoga na clínica Neuroestimular em Ji-Paraná. https://orcid.org/0000-0001-8129-7608 , E-mail: mislanesantiago@gmail.com

Maria de Fátima Ferreira de Oliveira Rosilho, Secretaria Estadual de Educação - SEDUC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE/UNIR. Membro do Grupo de Pesquisa Práxis. Porto Velho-RO/BRASIL. Graduada em Pedagogia (1994). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho – SEMED.

Wendell Fiori de Faria, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Professor Associado da Fundação Universidade Federal de Rondônia – DECED/ARQ/UNIR; Atua no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE/UNIR; Membro do Grupo de Pesquisa Práxis. Porto Velho-RO/BRASIL

Jacqueline Lidiane de Souza PRAIS, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Acessibilidade Pedagógica da Amazônia (GPAM).

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Publicado

30/12/2023

Como Citar

COELHO, M. S.; ROSILHO, M. de F. F. de O.; FARIA, W. F. de; PRAIS, J. L. de S. CONCEPÇÕES TEÓRICAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–15, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.7896. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7896. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos