CORRENTES DIDÁTICAS E GEOGRAFIA ESCOLAR
Resumo
As tendências pedagógicas estão presentes na Educação Básica como teoria, práticas e metodologias de ensino. Essa relação com a aprendizagem faz com que os diferentes campos do saber e disciplinares escolares possuam uma relação direta com as diferentes tendências pedagógicas, presentes da formação de professores à didática cotidiana nos ambientes escolares. No caso da Geografia como disciplina escolar é possível encontrarmos também essa relação com diferentes visões do pensar e fazer pedagógico, relação essa que é o objetivo principal do presente trabalho. Nesse sentido, este artigo está dividido em dois momentos complementares. No primeiro momento será desenvolvida a relação entre as principais tendências didáticas, de forma geral e com o intuito de apresentar algumas de suas especificidades e a maneira como as características destas tendências da Pedagogia estão presentes na Geografia Escolar, trazendo elementos didático-pedagógicos que podemos encontrar no ensino de Geografia em relação às estas tendências pedagógicas, no segundo momento, focando no objetivo principal da reflexão proposta entre a Geografia Escolar e as tendências pedagógicas, como possibilidade de implantação das teorias e práticas dessas diferentes perspectivas da prática pedagógica no ensino de Geografia.
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