Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 9 n. 1 (2022)

INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ENFOQUES E ITINERÁRIOS PARA O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO

DOI
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v9i1.6107
Enviado
fevereiro 10, 2021
Publicado
02/07/2022

Resumo

O componente curricular Geografia engloba distintas unidades temáticas na Educação Básica e denotam importantes discussões conceituais sobre a natureza. A discussão principal deste artigo, ancora-se na interpretação da natureza muito efetivada na Geografia escolar. Elaborou-se este estudo por meio de revisão teórica; definição e análise de livros didáticos; elaboração e aplicação de formulário com questões aplicadas aos estudantes de instituição pública estadual. Os debates promovidos no ensino de Geografia, revelam que, o conceito natureza possui distintas interpretações evidenciadas pelos alunos. As representações indicadas pelos estudantes e os conceitos apontados nos livros didáticos de Geografia, abrange, principalmente assuntos referentes aos componentes físicos-naturais da paisagem. Contudo, verificou-se, enfoques conceituais da natureza, que emergem e se articulam com os objetos do conhecimento relativos ao contexto social, sendo o aspecto de conexão (sociedade e natureza), uma proposição fundante da ciência geográfica, desvendada nos materiais didáticos da geografia escolar. Conclui-se que, as diferentes representações da natureza construídas pelos alunos, também regem a partir de distintas leituras e compreensões com o mundo e com as transformações ocorridas na paisagem, conjecturas que orientam e organizam as interpretações e comunicações sociais em relação ao conceito natureza.

Referências

  1. AFONSO, A. E. A GEOGRAFIA DA NATUREZA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: propostas para a educação ambiental e preventiva de riscos naturais. Revista Giramundo – Rio de Janeiro, V. 2, N. 4, p. 83-93, jul./dez. 2015.
  2. BISPO, M. O. A concepção de natureza na Geografia e a relação com a educação ambiental. Revista Terceiro Incluído – NUPEAT-IESA-UFG, v.2, n.1, jan./jun./2012, p.41–55, Artigo 19
  3. BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD : Geografia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação básica, 2009.
  4. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. História e Geografia. Brasília: MEC, 1998.
  5. BRITO, D. G. A trajetória da natureza na geografia escolar brasileira: permanências e mudanças. Geografia Ensino & Pesquisa (UFSM), v. 24, n. 16, 2020.
  6. CALLAI, H. C. Escola, cotidiano e lugar. In: MARGARIDA, M.; BUITONI, S. (Org..). Geografia: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 252 p. (Coleção Explorando o Ensino, v. 22)
  7. COPATI, C. Livro didático de geografia: da produção ao uso em sala de aula. Élisée - Revista de Geografia da UEG, Porangatu, v.6, n.2, p.74-93, 2017.
  8. CAPEL, H. Natureza e cultura nas origens da Geologia espanhola. GEOUSP, São Paulo, n. 19, p. 9-31. 2006.
  9. CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 3. ed. São Paulo: Papirus, 1998. 192 p
  10. LIMONAD, E. A natureza da questão ambiental contemporânea: subsídios para um debate. Geografias, Rev. do DGEO e do PPGG, IGC-UFMG, v. 3. n. 1, 2007.
  11. PINTO, B. L. Análise comparativa do conteúdo de solos a partir dos livros didáticos adotados em escolas públicas no semiárido baiano. Revista Geoaraguaia, Barra do Garças, v. 6, n. 2, p. 47-60, 2016.
  12. PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H.. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. 383 p.
  13. SILVA, D. M. A Geografia que se ensina e a abordagem da natureza nos livros didáticos. 112 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia, UFRGS, Porto Alegre, 2004.
  14. SILVA, I. A. S.; GOVEIA, C, R. Ensino do clima e dos componentes físicos-naturais: propostas didáticas e construção do conhecimento. Revista Ensino de Geografia (UFPE), V. 3, No. 3, 2020
  15. SUERTEGARAY, D. M. A. Sobre a Geografia Física no Ensino Fundamental e Médio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 10. Rio de Janeiro, 2003. Temas e Debates da Geografia Física na Contemporaneidade. Rio de
  16. Janeiro: UERJ, 2003. 1CD.
  17. SUERTEGARAY, D. M. A.; ROSSATO, M. S. Natureza: concepções no ensino fundamental de Geografia. In: BUITONI, M. A. S. (Org.). Geografia: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 252 p. (Coleção Explorando o Ensino, v. 22)
  18. SUERTEGARAY, D. M. A. A pesquisa: areais e arenização, o ponto de partida para uma reflexão em Geografia. Revista Ciência e Natura (UFSM). V, 42, Edição Especial: 40 anos, 2020.
  19. VENTURI, L. A. B. Recurso Natural: a construção de um conceito. GEOUSP, n. 20, p. 09-17, 2006

Downloads

Não há dados estatísticos.