INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ENFOQUES E ITINERÁRIOS PARA O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v9i1.6107

Palavras-chave:

Natureza, Ensino de Geografia, Práticas educativas

Resumo

O componente curricular Geografia engloba distintas unidades temáticas na Educação Básica e denotam importantes discussões conceituais sobre a natureza. A discussão principal deste artigo, ancora-se na interpretação da natureza muito efetivada na Geografia escolar. Elaborou-se este estudo por meio de revisão teórica; definição e análise de livros didáticos; elaboração e aplicação de formulário com questões aplicadas aos estudantes de instituição pública estadual. Os debates promovidos no ensino de Geografia, revelam que, o conceito natureza possui distintas interpretações evidenciadas pelos alunos. As representações indicadas pelos estudantes e os conceitos apontados nos livros didáticos de Geografia, abrange, principalmente assuntos referentes aos componentes físicos-naturais da paisagem. Contudo, verificou-se, enfoques conceituais da natureza, que emergem e se articulam com os objetos do conhecimento relativos ao contexto social, sendo o aspecto de conexão (sociedade e natureza), uma proposição fundante da ciência geográfica, desvendada nos materiais didáticos da geografia escolar. Conclui-se que, as diferentes representações da natureza construídas pelos alunos, também regem a partir de distintas leituras e compreensões com o mundo e com as transformações ocorridas na paisagem, conjecturas que orientam e organizam as interpretações e comunicações sociais em relação ao conceito natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivamauro Ailton de Sousa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Exerce atualmente a função de Professor substituto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e da Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT). Integra o grupo de pesquisa Arenização/Desertificação: questões ambientais (CNPq/UFRGS) e atua regularmente como revisor em importantes periódicos nacionais na área de Geografia. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Climatologia e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, dinâmica das chuvas, desertificação, arenização, paisagens erodidas (Badlands) e ensino de geografia. Contato: e-mail: ivamauro@hotmail.com

Victor Alves da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Goiás (IFG)e Especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é mestradno em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e  atua na área de Administração Pública como Chefe da Unidade de Execução Orçamentária e Financeira e como Gerente de Administração e Planejamento Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Campos Belos, onde desenvolve diversas atividades aplicadas à gestão e à administração do Campus.

Referências

AFONSO, A. E. A GEOGRAFIA DA NATUREZA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: propostas para a educação ambiental e preventiva de riscos naturais. Revista Giramundo – Rio de Janeiro, V. 2, N. 4, p. 83-93, jul./dez. 2015.

BISPO, M. O. A concepção de natureza na Geografia e a relação com a educação ambiental. Revista Terceiro Incluído – NUPEAT-IESA-UFG, v.2, n.1, jan./jun./2012, p.41–55, Artigo 19

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD : Geografia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação básica, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. História e Geografia. Brasília: MEC, 1998.

BRITO, D. G. A trajetória da natureza na geografia escolar brasileira: permanências e mudanças. Geografia Ensino & Pesquisa (UFSM), v. 24, n. 16, 2020.

CALLAI, H. C. Escola, cotidiano e lugar. In: MARGARIDA, M.; BUITONI, S. (Org..). Geografia: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 252 p. (Coleção Explorando o Ensino, v. 22)

COPATI, C. Livro didático de geografia: da produção ao uso em sala de aula. Élisée - Revista de Geografia da UEG, Porangatu, v.6, n.2, p.74-93, 2017.

CAPEL, H. Natureza e cultura nas origens da Geologia espanhola. GEOUSP, São Paulo, n. 19, p. 9-31. 2006.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 3. ed. São Paulo: Papirus, 1998. 192 p

LIMONAD, E. A natureza da questão ambiental contemporânea: subsídios para um debate. Geografias, Rev. do DGEO e do PPGG, IGC-UFMG, v. 3. n. 1, 2007.

PINTO, B. L. Análise comparativa do conteúdo de solos a partir dos livros didáticos adotados em escolas públicas no semiárido baiano. Revista Geoaraguaia, Barra do Garças, v. 6, n. 2, p. 47-60, 2016.

PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H.. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. 383 p.

SILVA, D. M. A Geografia que se ensina e a abordagem da natureza nos livros didáticos. 112 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia, UFRGS, Porto Alegre, 2004.

SILVA, I. A. S.; GOVEIA, C, R. Ensino do clima e dos componentes físicos-naturais: propostas didáticas e construção do conhecimento. Revista Ensino de Geografia (UFPE), V. 3, No. 3, 2020

SUERTEGARAY, D. M. A. Sobre a Geografia Física no Ensino Fundamental e Médio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 10. Rio de Janeiro, 2003. Temas e Debates da Geografia Física na Contemporaneidade. Rio de

Janeiro: UERJ, 2003. 1CD.

SUERTEGARAY, D. M. A.; ROSSATO, M. S. Natureza: concepções no ensino fundamental de Geografia. In: BUITONI, M. A. S. (Org.). Geografia: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 252 p. (Coleção Explorando o Ensino, v. 22)

SUERTEGARAY, D. M. A. A pesquisa: areais e arenização, o ponto de partida para uma reflexão em Geografia. Revista Ciência e Natura (UFSM). V, 42, Edição Especial: 40 anos, 2020.

VENTURI, L. A. B. Recurso Natural: a construção de um conceito. GEOUSP, n. 20, p. 09-17, 2006

Downloads

Publicado

02/07/2022

Edição

Seção

Artigos