INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ENFOQUES E ITINERÁRIOS PARA O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v9i1.6107Palavras-chave:
Natureza, Ensino de Geografia, Práticas educativasResumo
O componente curricular Geografia engloba distintas unidades temáticas na Educação Básica e denotam importantes discussões conceituais sobre a natureza. A discussão principal deste artigo, ancora-se na interpretação da natureza muito efetivada na Geografia escolar. Elaborou-se este estudo por meio de revisão teórica; definição e análise de livros didáticos; elaboração e aplicação de formulário com questões aplicadas aos estudantes de instituição pública estadual. Os debates promovidos no ensino de Geografia, revelam que, o conceito natureza possui distintas interpretações evidenciadas pelos alunos. As representações indicadas pelos estudantes e os conceitos apontados nos livros didáticos de Geografia, abrange, principalmente assuntos referentes aos componentes físicos-naturais da paisagem. Contudo, verificou-se, enfoques conceituais da natureza, que emergem e se articulam com os objetos do conhecimento relativos ao contexto social, sendo o aspecto de conexão (sociedade e natureza), uma proposição fundante da ciência geográfica, desvendada nos materiais didáticos da geografia escolar. Conclui-se que, as diferentes representações da natureza construídas pelos alunos, também regem a partir de distintas leituras e compreensões com o mundo e com as transformações ocorridas na paisagem, conjecturas que orientam e organizam as interpretações e comunicações sociais em relação ao conceito natureza.
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