A DESCOLONIZAÇÃO DO SABER NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES YANOMAMI EM GEOGRAFIA NO ESTADO DO AMAZONAS-BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7304

Resumo

No Amazonas há poucos estudos sobre a formação continuada de professores Yanomami em Geografia, assim como sua contribuição para uma descolonização do saber geográfico, onde apenas os conhecimentos e estudos não indígenas são estudados nos cursos de formação continuada. A importância desse trabalho está na contribuição da Geografia em criar uma visão descolonial para servir na autonomia, fortalecimento e bem viver do povo Yanomami do rio Marauiá, médio rio Negro, município de Santa Isabel do Rio Negro–AM. Neste contexto, o objetivo geral é discutir a formação de professores indígenas Yanomami de Geografia do médio Rio Negro como prática didático-pedagógica descolonial, estado do Amazonas. Como objetivos específicos, buscou-se primeiro compreender o processo de descolonização dos povos indígenas como estratégia de luta contra hegemônica no território; por segundo conhecer o território e a territorialidade do povo Yanomami no contexto da educação escolar indígena no ensino de Geografia; e por terceiro entender a prática docente dos professores Yanomami na geografia escolar como uma prática de descolonização do saber, do poder e do território. Para a realização da pesquisa foram realizados revisão e pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo. O fortalecimento dos conhecimentos indígenas e de sua autonomia são os princípios para as formações continuadas dos professores Yanomami em Geografia, na qual a partir da visão da Geografia que respeite seus costumes e cosmologias e a visão descolonial, o princípio do processo educativo para a construção e valorização do conhecimento fará da escola indígena Yanomami um lugar de conhecimento e resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaline Ferreira Fontes, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Bacharelado (2012) e Licenciatura (2022) em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Professora da Secretaria Estadual de Educação - Seduc/AM. Atuou como Professora/ Assessora no Departamento de Educação do Serviço e Cooperação com o povo Yanomami/SECOYA e Associação de Assessores aos povos da Floresta/ AFLORA. Membro do grupo de Pesquisa Dabukuri: Planejamento e Gestão do Território na Amazônia. Atua como Consultora na área de Educação Escolar.

Francilene Sales da Conceição, Universidade do Estado do Amazonas

Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) do Curso de Licenciatura em Geografia. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestrado em Geografia pelo PPGG/UNIR. Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi Professora Substituta no Curso de Geografia, Instituto de Ciências da Educação-ICED, pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Superior (CAPES), membro do Laboratório de Gestão do Território - LAGET e do Grupo de Pesquisa "Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia - GTGA/UNIR" e Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais da Amazônia" - GEPDAM/UFOPA. Participou do Programa de Educação Tutorial (PET) - PET Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares de Comunidades do Campo da UFOPA e professora de Geografia pela Rede Estadual de Ensino no Estado do Pará-SEDUC. 

Downloads

Publicado

30/04/2023