A DESCOLONIZAÇÃO DO SABER NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES YANOMAMI EM GEOGRAFIA NO ESTADO DO AMAZONAS-BRASIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7304

Abstract

No Amazonas há poucos estudos sobre a formação continuada de professores Yanomami em Geografia, assim como sua contribuição para uma descolonização do saber geográfico, onde apenas os conhecimentos e estudos não indígenas são estudados nos cursos de formação continuada. A importância desse trabalho está na contribuição da Geografia em criar uma visão descolonial para servir na autonomia, fortalecimento e bem viver do povo Yanomami do rio Marauiá, médio rio Negro, município de Santa Isabel do Rio Negro–AM. Neste contexto, o objetivo geral é discutir a formação de professores indígenas Yanomami de Geografia do médio Rio Negro como prática didático-pedagógica descolonial, estado do Amazonas. Como objetivos específicos, buscou-se primeiro compreender o processo de descolonização dos povos indígenas como estratégia de luta contra hegemônica no território; por segundo conhecer o território e a territorialidade do povo Yanomami no contexto da educação escolar indígena no ensino de Geografia; e por terceiro entender a prática docente dos professores Yanomami na geografia escolar como uma prática de descolonização do saber, do poder e do território. Para a realização da pesquisa foram realizados revisão e pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo. O fortalecimento dos conhecimentos indígenas e de sua autonomia são os princípios para as formações continuadas dos professores Yanomami em Geografia, na qual a partir da visão da Geografia que respeite seus costumes e cosmologias e a visão descolonial, o princípio do processo educativo para a construção e valorização do conhecimento fará da escola indígena Yanomami um lugar de conhecimento e resistência.

Author Biographies

  • Thaline Ferreira Fontes, Universidade do Estado do Amazonas

    Possui graduação em Bacharelado (2012) e Licenciatura (2022) em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Professora da Secretaria Estadual de Educação - Seduc/AM. Atuou como Professora/ Assessora no Departamento de Educação do Serviço e Cooperação com o povo Yanomami/SECOYA e Associação de Assessores aos povos da Floresta/ AFLORA. Membro do grupo de Pesquisa Dabukuri: Planejamento e Gestão do Território na Amazônia. Atua como Consultora na área de Educação Escolar.

  • Francilene da Conceição, Universidade do Estado do Amazonas

    Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) do Curso de Licenciatura em Geografia. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestrado em Geografia pelo PPGG/UNIR. Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi Professora Substituta no Curso de Geografia, Instituto de Ciências da Educação-ICED, pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Superior (CAPES), membro do Laboratório de Gestão do Território - LAGET e do Grupo de Pesquisa "Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia - GTGA/UNIR" e Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais da Amazônia" - GEPDAM/UFOPA. Participou do Programa de Educação Tutorial (PET) - PET Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares de Comunidades do Campo da UFOPA e professora de Geografia pela Rede Estadual de Ensino no Estado do Pará-SEDUC. 

Published

30/04/2023