RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PROBLEMÁTICA DAS VOÇOROCAS NO BAIRRO GRANDE VITÓRIA E A CONSTRUÇÃO DA COLORTECA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7324

Resumo

O presente trabalho busca apresentar um relato de experiência acerca de práticas escolares com o uso de metodologias ativas por meio da apresentação de uma atividade exitosa. A atividade foi realizada na Fundação Fé e Alegria do Amazonas no ano de 2013 em de aulas de Geografia acerca de solos para turmas multisseriadas, e incluiu etapas como aprofundamento bibliográfico, pesquisa de campo e construção de material produtivo: a colorteca, um painel com amostras de diferentes tipos de solo. A importância dessa análise está no entendimento da possibilidade de ampliação dos espaços em que se pode desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, medida em que se busca demonstrar a viabilidade dos espaços não formais. Por meio de uma pesquisa qualitativa bibliográfica, o trabalho constatou que as práticas realizadas em espaços não formais possibilitam uma conexão do aluno com o espaço e o consequente desenvolvimento de seu senso crítico, uma vez que se identificam como indivíduos em sua localidade e no mundo. Perante o exposto, entende-se os espaços não formais como um instrumento de vinculação do aluno à sua realidade. Dessa forma, ao englobar os conteúdos programáticos de Geografia ao seu cotidiano e fazê-lo visualizar esse em sua vivência para além de uma lousa em uma sala de aula, faz-se com que o aluno não só se identifique, mas se torne um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e no espaço o qual pertence e se sente pertencido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Atualmente é professora - Secretaria Estadual de Educação. 

Edilza Laray de Jesus, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutora em Educação (UFRGS, RS), Mestra em Educação Ambiental (FURG, RS), Especialista em Ciências da Educação (Università CaFoscari Venezia/Unisul 2009), Licenciada em Geografia (UFAM, AM). É Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foi professora da Educação Básica por 16 anos (SEDUC-AM). Membro do Grupo de Pesquisa "Ensino, Pesquisa Interdisciplinar e Sustentabilidade na Amazônia - EPISA". É Professora do Plano Nacional de Formação de Professores do Parfor (CAPES); É supervisora de área (humanas) do AprovEns (pré-vestibular da ENS/UEA), programa de extensão da UEA. É Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UEA). É Professora Colaboradora e Membro da Coordenação do Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente (PROF-CIAMB)/UFAM. Foi membro da Comissão de Especialistas para a Elaboração de Proposta da Base Nacional Comum Curricular do MEC (2014-2016) e compôs a comissão de implementação da Base no Amazonas. Possui experiência nas áreas de Educação e Geografia, atuando principalmente em comunidades rurais com a Educação Ambiental, Educação do/no Campo, Educação em Turismo e em Estágio em Docência. Integra a diretoria do Instituto de Meliponicultura do Amazonas.

Downloads

Publicado

30/04/2023