RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PROBLEMÁTICA DAS VOÇOROCAS NO BAIRRO GRANDE VITÓRIA E A CONSTRUÇÃO DA COLORTECA
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7324Resumo
O presente trabalho busca apresentar um relato de experiência acerca de práticas escolares com o uso de metodologias ativas por meio da apresentação de uma atividade exitosa. A atividade foi realizada na Fundação Fé e Alegria do Amazonas no ano de 2013 em de aulas de Geografia acerca de solos para turmas multisseriadas, e incluiu etapas como aprofundamento bibliográfico, pesquisa de campo e construção de material produtivo: a colorteca, um painel com amostras de diferentes tipos de solo. A importância dessa análise está no entendimento da possibilidade de ampliação dos espaços em que se pode desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, medida em que se busca demonstrar a viabilidade dos espaços não formais. Por meio de uma pesquisa qualitativa bibliográfica, o trabalho constatou que as práticas realizadas em espaços não formais possibilitam uma conexão do aluno com o espaço e o consequente desenvolvimento de seu senso crítico, uma vez que se identificam como indivíduos em sua localidade e no mundo. Perante o exposto, entende-se os espaços não formais como um instrumento de vinculação do aluno à sua realidade. Dessa forma, ao englobar os conteúdos programáticos de Geografia ao seu cotidiano e fazê-lo visualizar esse em sua vivência para além de uma lousa em uma sala de aula, faz-se com que o aluno não só se identifique, mas se torne um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e no espaço o qual pertence e se sente pertencido.
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