O USO DO APLICATIVO ANCHOR NA PRODUÇÃO DE UM PODCAST COMO METODOLOGIA ATIVA E FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR PARA PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7309

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação (TICs) vêm sendo incorporadas nas atividades acadêmicas como meio para aproximar e integrar professores e alunos com aprendizagens mais dinâmicas. Este artigo discorre sobre o uso do podcast como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizado com professores de Geografia do curso de pós-graduação em Geografia e tem como objetivo geral: analisar o uso do aplicativo anchor como ferramenta didática para a produção de um podcast enquanto recurso de aprendizagem para aqueles discentes. E específico: apreender a importância das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem em especial o uso de podcasts. O método utilizado foi o fenomenológico seguido dos procedimentos: pesquisa bibliográfica e documental e entrevista com os pós-graduandos da especialização. Como resultados, constatou-se que, embora sendo uma novidade metodológica para muitos pós-graduandos foi avaliada positivamente, pois eles aprenderam a manusear um recurso didático e poderão usar em sala de aula com seus atuais e/ou futuros alunos. O podcast é um recurso que facilita a aprendizagem se trabalhado de maneira correta, com um bom planejamento, embasamento teórico, orientação técnica e acompanhamento pelo professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilza Laray de Jesus, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutora em Educação (UFRGS, RS), Mestra em Educação Ambiental (FURG, RS), Especialista em Ciências da Educação (Università Ca'Foscari Venezia/Unisul 2009), Licenciada em Geografia (UFAM, AM). É Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foi professora da Educação Básica por 16 anos (SEDUC-AM). Membro do Grupo de Pesquisa "Ensino, Pesquisa Interdisciplinar e Sustentabilidade na Amazônia - EPISA". É Professora do Plano Nacional de Formação de Professores do Parfor (CAPES); É supervisora de área (humanas) do AprovEns (pré-vestibular da ENS/UEA), programa de extensão da UEA. É Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UEA). É Professora Colaboradora e Membro da Coordenação do Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente (PROF-CIAMB)/UFAM. Foi membro da Comissão de Especialistas para a Elaboração de Proposta da Base Nacional Comum Curricular do MEC (2014-2016) e compôs a comissão de implementação da Base no Amazonas. Possui experiência nas áreas de Educação e Geografia, atuando principalmente em comunidades rurais com a Educação Ambiental, Educação do/no Campo, Educação em Turismo e em Estágio em Docência. Integra a diretoria do Instituto de Meliponicultura do Amazonas.

Downloads

Publicado

30/04/2023