PROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS PARA ENSINAR A GEOGRAFIA FÍSICA NA ESCOLA, CIDADE DE MANAUS – AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7329

Resumo

O presente artigo apresenta um debate sobre o ensino da Geografia, no contexto físico e naturais. A pesquisa surgiu das observações do Estágio Supervisionado II no Ensino de Geografia, na qual observou que os alunos possuíam dificuldades nos conteúdos de Geografia Física. Este artigo objetiva analisar como a Geografia Física deve ser trabalhada no Ensino Fundamental II e sua importância na educação geográfica. Como objetivos específicos, busca-se: Compreender a abordagem dos conteúdos de Geografia na perspectiva físico e naturais; Analisar se o ensino de Geografia Física atende os PCNs e a BNCC; Propor metodologias para o ensino de Geografia Física. A metodologia compreende a pesquisa bibliográfica e documental, com a análise de periódicos e pesquisa de campo com entrevistas dos professores de Geografia do Ensino Fundamental II, cidade de Manaus-AM. Nos resultados, destacam-se que o Ensino de Geografia Física apresenta aulas mais teóricas do que práticas; No nível de aprendizagem dos alunos, verificou-se que nas estratégias didático-pedagógicas, muitos alunos possuem dificuldades na compreensão dos conteúdos geográficos. O ensino de Geografia Física e as perspectivas sugeridas pelos PCNs e BNCC, as duas escolas pesquisadas seguem o planejamento da Secretaria Estadual de Educação-SEDUC e instruções dos PCNs e BNCC, mas trazem poucos conteúdos regionais. As novas linguagens possibilitam várias proposições para a Geografia, destacando as metodologias ativas: Sala de aula invertida, livro digital, Rotação por estações, Jogos didáticos, trabalhando com projetos, História em quadrinhos, O relevo em suas mãos, Jogos de Tabuleiro ou de memória, Maquete das curvas de nível em Eva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosely dos Santos Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2017). Especialização do Programa de Pós-Graduação em Geografias da Amazônia Brasileira - UEA. Mestranda em Geografia- UFAM.

Francilene Sales da Conceição, Universidade do Estado do Amazonas

Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) do Curso de Licenciatura em Geografia. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestrado em Geografia pelo PPGG/UNIR. Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi Professora Substituta no Curso de Geografia, Instituto de Ciências da Educação-ICED, pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Superior (CAPES), membro do Laboratório de Gestão do Território - LAGET e do Grupo de Pesquisa "Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia - GTGA/UNIR" e Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais da Amazônia" - GEPDAM/UFOPA. Participou do Programa de Educação Tutorial (PET) - PET Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares de Comunidades do Campo da UFOPA e professora de Geografia pela Rede Estadual de Ensino no Estado do Pará-SEDUC. 

Downloads

Publicado

30/04/2023