A PRAÇA DA SAUDADE COMO SENTIMENTO: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE (DES)CENTRALIZAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7330

Resumo

A Praça 5 de Setembro, popularmente conhecida como Praça da Saudade está localizada no Centro Histórico da Cidade de Manaus, entre as ruas Epaminondas, Ramos Ferreira, Ferreira Pena e Simão Bolívar, e é o objeto e recorte desta pesquisa. Este espaço público, com origem em 1895, possui uma longa e complexa história, pois foi cenário de diversos usos e apropriações. O objetivo deste trabalho será, portanto, constituir estes diferentes usos e apropriações em uma concisa linha cronológica, evidenciando o período entre 1975 e 2007, o qual marcou a memória saudosa de seus frequentadores. Compreendemos, ainda, como os processos de centralização (SOUSA, 2021) e descentralização (LEFEBVRE, 1999) da Cidade de Manaus afetaram e ainda poderiam influenciar este espaço. Por meio de uma metodologia bibliográfica e o método histórico-crítico-dialético, organizamos esta pesquisa em duas seções. Na primeira intitulada: “A História e suas Apropriações”, além de apresentar a narrativa deste espaço público, analisamos comentários sobre as vivências neste lugar, por meio da página “Manaus de Antigamente”, na plataforma Facebook. Na segunda e última seção intitulada “Centro e (Des)Centralizações”, buscamos compreender juntamente ao objetivo central, as policentralidades presentes na Cidade de Manaus e como elas influenciam a busca por lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Miguel Heráclito Gomes Ferreira, Universidade do Estado do Amazonas

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas, Pós-graduando em Geografia da Amazônia Brasileira pela Universidade do Estado do Amazonas e Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Vinculado ao Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional/NPUR. Atuou como bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC/FAPEAM/UEA), com ênfase em Geografia Urbana e Cultural.

Isaque dos Santos Sousa, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Geógrafo (UFAM), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFSC) e Doutor em Geografia Humana (USP). Possui experiência no Ensino e na Pesquisa em Geografia Humana. Membro Permanente do PPGG-Universidade Federal de Rondônia/UNIR e Colaborador do ProfAgua-UEA. Líder do Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional (NPUR) atuando principalmente nos seguintes temas: Dinâmica Urbana na Amazônia, Metropolização do Espaço e Desenvolvimento Urbano-Regional. Exerce o cargo de Chefe de Gabinete da Reitoria da UEA, desde maio/2022.

Downloads

Publicado

30/04/2023